Quantos votos um candidato precisa para ganhar no primeiro turno?

Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral
Senadores e deputados federais e estaduais já serão definidos neste domingo, 2 de outubro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Senadores e deputados federais e estaduais já serão definidos neste domingo, 2 de outubro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
D
Da Redação

Publicado em 02/10/2022 às 14:53.

Última atualização em 02/10/2022 às 21:45.

Há menos de três horas para o fim do horário de votação, os candidatos se preparam para acompanhar a apuração dos votos nas urnas eletrônicas. Os resultados, que começarão a ser apurados a partir das  17 horas (horário de Brasília), podem indicar quem serão os governadores e presidentes eleitos no primeiro turno.

A expectativa é alta. Quando um candidato alcança essa vitória, a votação daquele cargo se encerra nas eleições de hoje, 2 de outubro. Mas você sabe como se define a vitória em primeiro turno?

Lula e Bolsonaro vão ao 2º turno

Quantos votos válidos são necessários para vencer em primeiro turno?

Há quem acredite que, para conquistar o pleito no primeiro turno, sem precisar prorrogar a campanha, o candidato precisa receber pelo menos 51% dos votos válidos — os que excluem os brancos e nulos. Mas isso não é verdade.

Para alcançar a vitória em primeiro turno, é necessário que o candidato aos cargos de governador ou presidente recebam um mínimo de 50% dos votos válidos e mais um único voto.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

Senador e deputados vão para o segundo turno?

É importante ressaltar também que as eleições só são postergadas para o segundo turno — que será, neste ano, no dia 30 de outubro — para os cargos de presidente e governador (por estado) que não forem definidos com mais de 50% (mais um voto único) no primeiro turno.

Senadores e deputados federais e estaduais já serão definidos neste domingo, 2 de outubro.

Quando começa a apuração?

Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números poderão ser acompanhados pela EXAME, na página dedicada às eleições de 2022.

Tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, EXAME vai trazer a apuração em tempo real de todos os cargos eletivos que estão em disputa em 2022: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e senador.

Pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS, também será possível acompanhar os resultados. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

ACOMPANHE AO VIVO AS ELEIÇÕES 2022 NA EXAME

Candidatos para presidente

O cenário da disputa pela Presidência da República tem 11 nomes que se colocaram como opção para assumir o Palácio do Planalto. Os três que mais pontuam nas pesquisas de intenção de voto são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Ainda são candidatos Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), e Vera Lúcia (PSTU). Veja o perfil de todos os candidatos a presidente.

Candidatos ao Governo por estado

Leia tudo sobre como votar

Leia tudo sobre as eleições 2022

Leia tudo sobre economia nas eleições

Veja as últimas pesquisas eleitorais