Quem são os candidatos ao governo do Pará nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Pará, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Palácio Lauro Sodré: sede do governo do Pará. (Governo do Pará/Divulgação)
Palácio Lauro Sodré: sede do governo do Pará. (Governo do Pará/Divulgação)
D
Da redação, com agências

Publicado em 17/08/2022 às 19:26.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:44.

A disputa pelo governo do Pará tem nove nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Pará, formatada por ordem alfabética.

Adolfo Oliveira (PSOL)

Adolfo Oliveira, 37 anos, geógrafo e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), é também formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ele tem pós-doutorado em Geografia pela Cardiff University, de Londres. Possui atuação no movimento sindical na UFPA. A cabeleireira Vera Rodrigues, de 39 anos, também do PSOL, será candidata a vice.

Cleber Rabelo (PSTU)

Cleber Rabelo, 49 anos, maranhense do município de Bacuri, Rabelo é operário do setor da construção civil e dirigente sindical. Ele já concorreu três vezes ao cargo de prefeito de Belém e também ao governo estadual. Em 2012, foi eleito vereador por Belém. A candidata à vice-governadora é a professora Benedita do Amaral (PSTU), de 67 anos.

Dr. Felipe (PRTB)

Dr. Felipe tem 37 anos, é médico cardiologista e produtor rural. É natural do município de Xinguara, no sul do Pará. Esta será sua primeira disputa eleitoral. O vice é Fernando Dourado, de 50 anos, que foi atleta profissional e é técnico em desportos, do mesmo partido.

Helder Barbalho (MDB)

Atual governador do estado, Helder Barbalho, 43 anos, tenta a reeleição. Formado em administração e pós-graduado com MBA executivo em gestão pública, ele já foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos e da Integração Nacional. Também, foi vereador e prefeito da cidade de Ananindeua (PA) e deputado estadual. A candidata a vice é a servidora pública estadual Hana Ghassan (MDB), de 54 anos.

Major Marcony (Solidariedade)

Major Marcony tem 51 anos, natural de Belém, é militar da reserva do Exército e também empresário do segmento da segurança pública. Atual presidente do partido no estado do Pará, ele concorre ao cargo de governador pela primeira vez. O vice na chapa é o administrador Nilo Noronha, 59 anos, do Solidariedade.

Paulo Roseira (AGIR)

Paulo Roseira tem 63 anos, é natural de Belém, e engenheiro por formação. Casado, esta é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. Seu vice na chapa é o advogado Murilo Monteiro, de 39 anos, do mesmo partido.

Shirley Helena Rolim de Souza (Pros)

Presidente da legenda no Pará, é natural de Belém. Shirley Helena Rolim de Souza é pedagoga de formação. A candidata de 49 anos trabalha na rede pública municipal de Barcarena, na região metropolitana de Belém. É a primeira vez que concorre a um cargo público. O vice na chapa é o comerciante Ricardo Cunha, de 48 anos.

Sofia Couto (PMB)

Presidente estadual do PMB, Sofia Couto tem 56 anos e está na política há 12 anos. Nasceu em Belém e foi suplente de vereadora em 2012 e 2016, e suplente de deputada estadual em 2018. É a primeira vez que concorre ao cargo de governadora. O vice na chapa é o bombeiro militar Luciano Nazareno de Furtado Sewnarine, conhecido como Luciano Bombeiro, de 45 anos.

Zequinha Marinho (PL)

Zequinha Marinho tem 62 anos e é senador pelo Pará. Já ocupou o cargo de vice-governador de 2015 a 2019. Também foi deputado estadual e federal. Formado em pedagogia, ele tem pós-graduação em administração pública. A candidata dele à vice é a servidora pública municipal Rosiany Eguchi (PSC), de 49 anos.

Candidatos ao Senado pelo estado do Pará

  • Beto Faro (PT)
  • Delegado Jardel (Podemos)
  • Elielton Lira (Avante)
  • Flexa (PP)
  • Gideon (Agir)
  • Mario Couto (PL)
  • Paulo Castelo Branco (Pros)
  • Pioneiro (PSDB)
  • Professor João Santiago (PSTU)
  • Renata Fonseca (PRTB)
  • Sabbá (PMB)

(Com Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM