Lula e Bolsonaro vão ao 2º turno; Lula tem 48,43% e Bolsonaro, 43,20%

Nenhum candidato teve maioria dos votos válidos, e Lula e Bolsonaro disputarão o 2º turno da eleição presidencial em 30 de outubro
 (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)
(Renato Pizzutto/Band/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 02/10/2022 às 21:27.

Última atualização em 03/10/2022 às 11:58.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno da eleição presidencial em 30 de outubro. Com mais de 99% das urnas apuradas, Lula tem 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno neste domingo, 2.

Acompanhe ao vivo o resultado da eleição presidencial

Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, excluindo brancos e nulos.

  • Simone Tebet (MDB) tem 4,16% dos votos válidos;
  • Ciro Gomes (PDT) tem 3,04%;
  • Votos nulos e brancos somam 4,20%.

Veja os detalhes do resultado

Até a noite de domingo, 2, foram mais de 122 milhões de votos válidos computados, sendo mais de 3,4 milhões de nulos e 1,9 milhão de brancos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro, de 67 anos, tenta a reeleição após ter sido eleito pela primeira vez em 2018 vindo de uma carreira como deputado federal e ex-militar. Lula, de 76 anos, busca um terceiro mandato no Planalto, após já ter sido presidente do Brasil entre 2003 e 2010.

Acompanhe a análise dos resultados: 

Na chapa presidencial neste ano, o vice de Bolsonaro é o general Walter Braga Netto (PL), enquanto Lula concorre tendo como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), em uma aliança formada com o antigo rival.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta

Bolsonaro vence em SP, Lula em MG

Um dos destaques do primeiro turno foi a vitória de Bolsonaro em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, onde Bolsonaro teve 47,71% dos votos, contra 40,89% dos votos de Lula.

O Sudeste era uma das regiões vistas como decisivas para a eleição pelo alto número de eleitores e resultados incertos nas pesquisas. Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, Lula vencia com 48,18% dos votos na reta final da apuração, contra 43,66% dos votos.

(Arte/Exame)

Chegou a haver alguma expectativa de que Lula pudesse vencer ainda no primeiro turno, mas nenhum candidato obteve a maioria dos votos válidos e a disputa vai agora para a segunda etapa.

Nas pesquisas de segundo turno feitas até sábado, 1º de outubro, Lula aparecia como favorito, mas os percentuais podem mudar a partir de agora com o novo cenário, uma vez que as pesquisas refletem somente o momento em que foram feitas.

A eleição ocorreu neste domingo em 5.570 municípios brasileiros e em 181 cidades localizadas no exterior (no exterior, eram 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral aptos a votar em 2022). Além dos presidenciáveis, foram quase 30 mil candidatos foram registrados para concorrer, segundo o TSE - foram 19,4 mil homens e 9,9 mil mulheres.

Acompanhe ao vivo o resultado da eleição presidencial