Quem são os candidatos ao governo do Acre nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Acre, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
 (Odair Leal/ Secom / Governo do Acre/Divulgação)
(Odair Leal/ Secom / Governo do Acre/Divulgação)
D
Da redação, com agências

Publicado em 17/08/2022 às 17:47.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:44.

A disputa pelo governo do Acre tem sete nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Acre, formatada por ordem alfabética.

David Hall (Agir)

David Hall tem 35 anos, é professor de filosofia no Instituto Federal do Acre e na rede pública estadual. Vai concorrer pela segunda vez ao cargo de governador. Em 2020, disputou uma vaga de vereador. A empresária Jorgiene da Silva Carneiro, do mesmo partido, de 49 anos, é a candidata a vice-governadora.

Gladson Cameli (PP)

Gladson Cameli, 44 anos, é o atual governador. Natural de Cruzeiro do Sul (AC), o candidato já ocupou os cargos de deputado federal e de senador. Ele é sobrinho do ex-governador Orleir Cameli, que morreu em 2013. A vice na chapa será a senadora Mailza Gomes, também do Progressistas, de 45 anos.

Jorge Viana (PT)

Com 62 anos, Jorge Viana é ex-senador, e natural de Rio Branco. Engenheiro florestal, já comandou a Prefeitura de Rio Branco em duas ocasiões. Também foi governador do estado duas vezes. O vice na chapa é o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), 45 anos.

Mara Rocha (MDB)

Cylmara Fernandes da Rocha Gripp, 48 anos, natural de Rio Branco, atualmente ocupa o cargo de deputada federal. É jornalista e empresária e está concorrendo pela segunda vez a um cargo público. O pecuarista Fernando Zamora, do PRTB, de 53 anos, será o candidato a vice na chapa.

Marcio Bittar (União Brasil)

Marcio Bittar, 59 anos, atualmente ocupando uma vaga no Senado, nasceu em Franca (SP). É formado em história e é agropecuarista. Já foi eleito deputado estadual e deputado federal. Em 2004, disputou a prefeitura de Rio Branco, mas não se elegeu. A candidata a vice é a médica Georgia Cristina Micheletti, do mesmo partido, de 45 anos.

Petecão (PSD)

Sérgio de Oliveira Cunha, de 62 anos, conhecido como Petecão, atualmente ocupa uma vaga no Senado e é natural de Rio Branco (AC). Já foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e também deputado federal. Além de político, é empresário e técnico em contabilidade. O candidato a vice é o advogado Tota Filho, do PSD, de 45 anos.

Professor Nilson (PSOL)

Nilson Euclides da Silva, de 58 anos, professor da Universidade Federal do Acre, é graduado em ciências sociais pela Universidade Federal do Acre, com mestrado e doutorado em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vai disputar uma eleição para cargo majoritário pela primeira vez. A gestora hospitalar Jane Rosas, de 46 anos, do PSOL, será a candidata a vice.

Candidatos ao Senado pelo estado do Acre

  • Alan Rick (União Brasil)
  • Beyruth (PSDB)
  • Dimas Sandas (Agir)
  • Dra. Vanda Milani (Pros)
  • Dr. Jenilson Leite (PSB)
  • Marcia Bittar (PL)
  • Nazareth Araujo (PT)
  • Ney Amorim (Podemos)
  • Sanderson Silva de Moira (PSOL)

(Com Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM