Quem são os candidatos ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Espírito Santo, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
 (Secult/ES/Divulgação)
(Secult/ES/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 16/08/2022 às 15:53.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:46.

A disputa pelo governo do Espírito Santo nas eleições deste ano está entre sete candidatos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Espírito Santo, formatada por ordem alfabética.

Aridelmo Teixeira (Novo) 

O ex-secretário da Fazenda da Prefeitura de Vitória Aridelmo Teixeira, 57 anos, tenta novamente ser eleito governador do Espírito Santo. O economista concorreu ao cargo em 2018, pelo PTB, e ficou em quinto lugar. A candidata a vice na chapa é a jornalista Camila Domingues, também do Novo.

Audifax Barcelos (Rede)

O economista e administrador Audifax Barcelos, 58 anos, é candidato ao governo do Espírito Santo pela primeira vez. Já foi prefeito de Serra (ES), sua cidade natal, e deputado federal. Esteve em três partidos antes de se filiar à Rede: PT, PDT e PSB. A candidata a vice na chapa é Andresa dos Bombeiros (Solidariedade).

Capitão Vinícius Sousa (PSTU)

O capitão da Polícia Militar do Espírito Santo Vinícius Sousa, 38 anos, do movimento Policiais Antifascismo, é formado em Direito e já foi candidato a vice-prefeito de Cachoeiro (ES), em 2020, na chapa de Joana D’Ark. A jornalista Soraia Chiabai é candidata a vice na chapa.

Carlos Manato (PL)

O médico Carlos Manato, 65 anos, tenta o governo do Espírito Santo pela segunda vez. Em 2018, ficou em segundo lugar na disputa. Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, desde 2003. O candidato a vice na chapa é Bruno Lourenço (PTB).

Claudio Paiva (PRTB)

Nascido em Guarapari, Claudio Paiva, 62 anos, é administrador de empresas e trabalha como consultor empresarial. Em 2020, concorreu à prefeitura de Guarapari. O candidato a vice na chapa é Marco Aurélio (PRTB).

Guerino Zanon (PSD)

Ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, 66 anos, deixou o posto para se candidatar ao governo do Espírito Santo. Foi deputado estadual por dois mandatos chegou a ser presidente da Assembleia Legislativa do estado. O candidato a vice na chapa é Marcus Magalhães, do mesmo partido, presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo.

Renato Casagrande (PSB)

Atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande tenta a reeleição pelo PSB. Engenheiro florestal e bacharel em direito, já foi deputado estadual, deputado federal, senador, vice-governador e secretário de estado. O candidato a vice na chapa é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).

Candidatos ao Senado pelo estado do Espírito Santo

  • Antonio Bungenstab (PRTB)
  • Coronel Lugato (DC)
  • Erick Musso (Republicanos)
  • Filipe Skiter (PSTU)
  • Gilberto Campos (PSol)
  • Idalécio Carone (Agir)
  • Magno Malta (PL)
  • Nelson Júnior (Avante)
  • Rose de Freitas (MDB)

LEIA TAMBÉM