Quem são os candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Mato Grosso do Sul fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Campo Grande: capital do Mato Grosso do Sul. (Paulo Fridman / Colaborador/Getty Images)
Campo Grande: capital do Mato Grosso do Sul. (Paulo Fridman / Colaborador/Getty Images)
D
Da redação, com agências

Publicado em 18/08/2022 às 20:19.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:39.

A disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul tem oito nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Mato Grosso do Sul, formatada por ordem alfabética.

Adonis Marcos (PSOL)

Nascido em Cascavel (PR), Adonis Marcos tem 38 anos, formado em direito é o candidato da federação Psol/Rede ao governo do estado. Já foi candidato a vereador de Campo Grande por três vezes e a deputado estadual por duas vezes. Ilmo Candido de Oliveira , 50 anos, empresário nascido em São Paulo, da Rede Sustentabilidade, é o candidato a vice.

André Puccinelli (MDB)

André Puccinello, 74 anos, nascido na Itália, é médico e produtor rural. É o candidato do MDB em coligação com o DC e o Solidariedade. Já foi governador do estado por dois mandatos consecutivos (de 2007 a 2014) e prefeito de Campo Grande por dois mandatos (de 1997 a 2005). Também foi deputado estadual e federal. A dentista Tania Garib, 67 anos, nascida em Regente Feijó (SP), do MDB, é a candidata a vice.

Capitão Contar (PRTB)

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, o capitão do Exército Renan Contar, de 38 anos, nascido em Campinas (SP), é candidato pelo PRTB ao governo do estado. Eleito em 2018, atualmente é deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa. O advogado Beto Figueiro, 54 anos, de Campo Grande, do mesmo partido, é o candidato a vice.

Eduardo Riedel (PSDB)

O empresário Eduardo Riedel, de 53 anos, nascido no Rio de Janeiro, é candidato da federação PSDB/Cidadania em coligação com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT. Já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de ter sido secretário estadual de Governo e de Infraestrutura. O deputado estadual Barbosinha, nascido em São Simão em 1964, do PP, é o candidato a vice.

Giselle (PT)

Candidata do PT ao governo, Giselle Marques de Araújo tem 54 anos, é advogada, doutora em direito e professora universitária. Foi vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais e secretária-geral da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Mato Grosso do Sul (OAB-MS).O candidato a vice-governador é o vereador de Coxim e advogado Abilio Vaneli, de 40 anos, do mesmo partido.

Magno Souza (PCO)

O indígena Magno Souza, de 38 anos, é candidato do PCO ao governo do estado. Pertencente à etnia guarani-kaiowá, ele disputa sua primeira eleição. O servidor público aposentado Carlos Martins, 65 anos, do mesmo partido, é o candidato a vice.

Marquinhos Trad (PSD)

Advogado de 58 anos, Marquinhos Trad é candidato do PSD, em coligação com Patriota, PTB e PSC. Foi prefeito de Campo Grande de 2017 a 2022, e deixou o cargo em abril deste ano. Trad também foi vereador da capital do Mato Grosso do Sul e deputado estadual. A candidata a vice é a médica Viviane Orro, 45 anos, do mesmo partido.

Rose Modesto (União Brasil)

A deputada federal Rose Modesto, de 44 anos, é candidata da União Brasil em coligação com PROS e Podemos. Foi vereadora de Campo Grande de 2009 a 2014 e vice-governadora do estado, além de ter sido secretária estadual de Direitos Humanos. O produtor agropecuário Alberto Schlatter, 89 anos, do Podemos, é o candidato a vice.

Candidatos ao Senado pelo estado do Mato Grosso do Sul

  • Anizio Tocchio (PSOL)
  • Jeferson Bezerra (Agir)
  • Juiz Odilon (PSD)
  • Mandetta (União Brasil)
  • Professor Tiago Botelho (PT)
  • Tereza Cristina (PP)

(Com Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM