Quem são os candidatos ao governo do Amazonas nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Amazonas, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Sede do governo do Amazonas. (Governo do Amazonas/Divulgação)
Sede do governo do Amazonas. (Governo do Amazonas/Divulgação)
D
Da redação, com agências

Publicado em 17/08/2022 às 19:47.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:44.

A disputa pelo governo do Amazonas tem oito nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Amazonas, formatada por ordem alfabética.

Amazonino Mendes (Cidadania)

Aos 82 anos, Amazonino Mendes nasceu em Eirunepé (AM). É formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Já foi governador do estado por quatro mandatos e prefeito de Manaus em três ocasiões. Ele também já ocupou uma cadeira no Senado. O vice na chapa será Humberto Michiles (PSDB), de 69 anos, suplente de deputado federal.

Carol Braz (PDT)

Natural de Manaus, Carol Braz tem 42 anos e é defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. É formada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Já foi escrivã de Polícia e é ex-juíza. O engenheiro Cláudio Machado (PDT), de 43 anos, será o vice.

Dr. Israel Tuyuka (PSOL)

O indígena dr. Israel Tuyuka, 49 anos, nasceu em São Gabriel da Cachoeira (AM) e é médico e professor. Ele também tem mestrado em geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP) e em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Esta será a primeira vez que ele disputa a vaga para governador. O locutor e comentarista Thomaz Barbosa, de 55 anos, do mesmo partido, é o candidato a vice.

Eduardo Braga (MDB)

Aos 61 anos, Eduardo Braga é senador pelo segundo mandato consecutivo. Já foi governador do Amazonas em duas ocasiões e prefeito de Manaus. Também foi eleito deputado estadual e deputado federal. O candidato foi ainda titular do Ministério de Minas e Energia. Ele terá como vice a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.

Henrique Oliveira (Podemos)

Natural de Santa Catarina, Henrique Oliveira tem 61 anos e é formado em economia e engenharia. Já foi eleito vereador de Manaus e também deputado federal. Já foi vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo. A vice será a deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB), de 71 anos.

Nair Blair (Agir)

Nair Blair tem 51 anos, é empresária e nasceu em Manaus. Ela vai disputar pela primeira vez o governo do Amazonas. Em 2018, foi candidata a deputada distrital no Distrito Federal (DF). A vice será a odontóloga Rita Nobre também do Agir e com 51 anos.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ex-vereador de Manaus, Ricardo Nicolau tem 46 anos e cumpre o quinto mandato de deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2011 e 2012. A vice será a professora e suplente de vereador de Manaus Cristiane Balieiro, de 41 anos, do PSB.

Wilson Lima (União Brasil)

Wilson Lima tem 46 anos e é candidato à reeleição. Ele é formado em Jornalismo e natural de Santarém (PA). Foi repórter, radialista e apresentador do programa Alô Amazonas. O vice-governador na chapa é Tadeu de Souza (Avante), 50 anos.

Candidatos ao Senado pelo estado do Amazonas

  • Arthur Neto (PSDB)
  • Bessa (Solidariedade)
  • Coronel Menezes (PL)
  • Luiz Castro (PDT)
  • Marília Freire (PSOL)
  • Omar Aziz (PSD)
  • Pastor Peter Miranda (Agir)

(Com Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM