Quem são os candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador de Pernambuco, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Praça da República: sede do governo de Pernambuco fica no centro de Recife. (Marcos Pastich / PCR / Prefeitura do Recife/Divulgação)
Praça da República: sede do governo de Pernambuco fica no centro de Recife. (Marcos Pastich / PCR / Prefeitura do Recife/Divulgação)
D
Da redação, com agências

Publicado em 17/08/2022 às 20:38.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:43.

A disputa pelo governo de Pernambuco tem 11 nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador de Pernambuco, formatada por ordem alfabética.

Anderson Ferreira (PL)

Natural do Recife, Anderson Ferreira, 49 anos, é empresário. Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, por dois mandatos, largou o cargo para disputar a eleição para o governo estadual. Antes disso já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos (2011-2016), deixando o segundo mandato na metade para se candidatar a prefeito. Presidente estadual da legenda, ele terá como vice a advogada e correligionária Izabel Urquiza, 54 anos.

Claudia Ribeiro (PSTU)

Cláudia Ribeiro, 50 anos, é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora da rede municipal de ensino da prefeitura do Recife. Atuou no movimento sindical no Sindicato Municipal dos Professores do Recife (Simpere) e já fez parte da Executiva Estadual da Central Sindical e Popular (CSP Conlutas). O candidato a vice é Professor Mariano, 57 anos, do mesmo partido.

Danilo Cabral (PSB)

Deputado federal no terceiro mandato, Danilo Cabral, 55 anos, também já foi vereador do Recife. Auditor da Receita Federal, o candidato já foi titular da secretaria de Administração de Recife e das secretarias estaduais de Educação, de Cidades e de Planejamento e Gestão de Pernambuco. Luciana Santos (PCdoB) será vice na chapa, 56 anos.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Sargento do Corpo de Bombeiros, Jadilson Francisco de Andrade, 44 anos, também é bacharel em direito e formado em ciências políticas. O candidato também já foi jogador de futebol, atuando em times de Pernambuco. Desde 2020, é suplente de vereador em Olinda. A vice na chapa será Fernanda Souto Maior, 41 anos, do mesmo partido.

João Arnaldo (PSOL)

Advogado, 47 anos, João Arnaldo é mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em direito ambiental e sustentabilidade. Natural de Salgueiro (PE), Arnaldo foi candidato a vice-prefeito do Recife em 2020. Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), 42 anos, será vice na chapa.

Jones Manoel (PCB)

Professor de história, 32 anos, comunicador, educador popular e youtuber, Jones Manoel em mestrado em serviço social. Começou a militância política ao criar um cursinho gratuito para jovens da comunidade, há mais de dez anos na comunidade da Borborema, na zona sul do Recife, onde mora. A vice na chapa será a assistente social Raline Almeida, 31 anos, do mesmo partido.

Marília Arraes (Solidariedade)

Neta do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, Marília Arraes, 38 anos, iniciou sua militância ainda jovem no movimento estudantil na Faculdade de Direito do Recife. Atualmente, é deputada federal e foi vereadora do Recife por três mandatos. Já disputou a prefeitura do Recife em 2020. Sebastião Oliveira (Avante), 54 anos, será vice na chapa.

Miguel Coelho (União Brasil)

Natural do Recife, Miguel Coelho, 33 anos, é filho do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) e já ocupou o cargo de deputado estadual. Também foi prefeito de Petrolina. Formado em direito, tem pós-graduação em liderança e gestão pública. Alessandra Vieira, 49 anos, do mesmo partido, será a vice na chapa.

Pastor Wellington (PTB)

Advogado e pastor evangélico, tem 49 anos. Natural de Garanhuns, Pastor Wellington já foi candidato a vice-prefeito do Recife, em 2020. A advogada Caroline Tosaka (PTB), 39 anos, será vice na chapa.

Raquel Lyra (PSDB)

Servidora concursada da Procuradoria Geral do Estado, 44 anos, Raquel Lyra é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

Ubiracy Olímpio (PCO)

Ubiracy Olímpio da Silva, 49 anos, natural de Recife, é poeta e escritor. Trabalha como representante comercial. Já disputou o cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, cidade onde mora.

Candidatos ao Senado pelo estado de Pernambuco

  • Andréa de Paula (PSD)
  • Cantor Esteves Jacinto (PRTB)
  • Carlos Andrade Lima (União Brasil)
  • Dayse Medeiros (PSTU)
  • Eugênia Lima (PSOL)
  • Gilson Machado (PL)
  • Guilherme Coelho (PSDB)
  • Roberta Rita (PCO)
  • Teresa Leitão (PT)

(Com Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM