Quem são os candidatos ao governo da Bahia nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador da Bahia, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Salvador: veja os candidatos a governador da Bahia (Ruy Barbosa Pinto/Getty Images)
Salvador: veja os candidatos a governador da Bahia (Ruy Barbosa Pinto/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 16/08/2022 às 17:18.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:46.

Seis nomes se colocaram como candidatos ao governo da Bahia nas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador da Bahia, formatada por ordem alfabética

 ACM Neto (União)

Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, de 43 anos, tem uma longa careira a política. Foi prefeito de Salvador entre 2013 e 2020 e deputado federal, tendo sido eleito para o Congresso pela primeira vez em 2002. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, foi presidente do Democratas entre 2018 e fevereiro deste ano. A empresária Ana Ferraz (Republicanos) é candidata a vice na chapa.

Giovani Damico (PCB)

Aos 29 anos, o professor da rede estadual básica de ensino Giovani Damico disputa uma eleição para um cargo majoritário pela primeira vez. Ele completa 30 anos, idade mínima para concorrer à disputa estadual, em setembro. Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia, foi candidato a vereador de Salvador em 2020. Concorre ao lado de João Coimbra, vice na chapa.

João Roma (PL)

Ministro da Cidadania entre 2021 e 2022, João Roma, de 49 anos, foi chefe do escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador entre 2002 a 2004 e delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste de 1999 a 2002. O candidato é formado em Direito. Concorre ao lado da médica Leonidia Umbelina (Partido da Mulher Brasileira).

Jerônimo Rodrigues (PT)

Secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019, o professor universitário licenciado Jerônimo Rodrigues, de 73 anos, é considerado um dos homens de confiança do governador Rui Costa (PT). Rodrigues foi apontado como o nome do partido na Bahia após desistências dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar. Geraldo Júnior (MDB) é candidato a vice na chapa.

Marcelo Millet (PCO)

Candidato a vice-prefeito de Salvador em 2020, Marcelo Millet, de 36 anos, é motorista de aplicativo. Seu partido apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência de República. Roque Vieira Júnior é candidato a vice na chapa.

Kleber Rosa (PSOL)

Professor de sociologia na rede estadual de ensino e investigador da polícia civil, Kleber Rosa, de 48 anos, disputa uma eleição pela primeira vez. Ativista do movimento negro e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, é formado em ciências sociais. Ronaldo Mansur (PSOL) é candidato a vice na chapa.

Candidatos ao Senado pela Bahia

  • Cacá Leão (PP)
  • Cícero Ribeiro (PCO)
  • Marcelo Barreto (PMN)
  • Otto Alencar (PSB)
  • Raissa Soares (PL)
  • Tâmara Avezedo (PSOL)

LEIA TAMBÉM