Quem são os candidatos ao governo do Paraná nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Paraná, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Palácio Iguaçu: sede do governo do Paraná. (Pedro Ribas/SMCS/Divulgação)
Palácio Iguaçu: sede do governo do Paraná. (Pedro Ribas/SMCS/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 16/08/2022 às 20:54.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:46.

A disputa pelo governo do Paraná tem nove nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Paraná, formatada por ordem alfabética.

Adriano Teixeira (PCO)

Pela primeira vez, Adriano Teixeira concorre ao cargo de governador. Ele tem 35 anos e é de Paranavaí, no noroeste do estado. Em 2020, disputou as eleições para o cargo de vereador da cidade. Seu vice na chapa é Cristiano Kusbick Poll, também do PCO.

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)

Atual governador do Paraná, Ratinho Junior concorre à reeleição. Já foi deputado estadual, federal e secretário na gestão do governador Beto Richa (PSDB). Tentou ser prefeito de Curitiba, em 2012, mas perdeu para Gustavo Freut (PDT). Seu vice na chapa é Darci Piana, do PSD.

Gomyde (PDT)

Ricardo Gomyde tem 52 anos, nascido em Ibaiti, no norte do estado. É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte. No governo federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos jogos olímpicos de 2016. Sua candidata a vice é Eliza Ferreira, do mesmo partido.

Joni Correia (DC)

Joni Correia é advogado e publicitário. Já disputou o cargo de vereador de Curitiba, em 2008, e de deputado estadual pelo Paraná, em 2006.  Também foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu. Seu vice na chama é Gledson Zawadski, do DC.

Professora Angela (Psol)

A Professora Angela é docente na rede pública estadual há 24 anos.  Já concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em duas ocasiões, em 2016 e em 2020, mas não foi eleita. Seu vice na chapa é Sergio Nakatani, do Psol.

Professor Ivan (PSTU)

Professor Ivan é servidor da rede estadual de educação do Paraná. Atualmente mora em Paranavaí, no noroeste do estado, e já disputou o Palácio Iguaçu em 2018. Seu vice é Phill Natal (PSTU).

Requião (PT)

Roberto Requião é um advogado, jornalista e urbanista. Foi governador do Paraná por três mandatos, senador em duas ocasiões, deputado estadual, além de prefeito da capital Curitiba. Sempre esteve no MDB, e após desentendimentos com partido, se filiou ao PT para disputar as eleições de 2022. Seu vice na chama é Samek, também do PT.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

Solange Ferreira Bueno é professora de música e natural de Maringá, no norte do Paraná. É sua primeira disputa a um cargo eletivo. Na sua chapa, como vice, está Osni Minotto, do PMN.

Vivi Motta (PCB)

É a primeira vez que Vivi Motta disputa um cargo eletivo. É nascida no Mato Grosso, mas mora no Paraná. É formada em Ciências Sociais e já trabalhou como professora de sociologia na rede estadual paranaense. O candidato a vice na sua chapa é Diego Valdez, também do PCB.

Candidatos ao Senado pelo estado do Paraná

  • Aline Sleutjes (Pros)
  • Alvaro Dias (Podemos)
  • Desiree (PDT)
  • Dr. Saboia (PMN)
  • Laerson Matias (Psol)
  • Orlando Pessuti (MDB)
  • Paulo Martins (PL)
  • Roberto França da Silva Junior (PCO)
  • Rosane Ferreira (PV)
  • Sergio Moro (União Brasil)

LEIA TAMBÉM