Quem são os candidatos ao governo de SP nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador de São Paulo, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética
Palácio dos Bandeirantes: sede do governo paulista. (saopaulo.sp.gov.br/Divulgação)
Palácio dos Bandeirantes: sede do governo paulista. (saopaulo.sp.gov.br/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 11/08/2022 às 18:49.

Última atualização em 06/09/2022 às 20:48.

Maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo tem dez nomes que vão disputar o cargo de ocupante do Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador de São Paulo, formatada por ordem alfabética.

Altino (PSTU)

Altino foi operário químico e presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Indústrias Químicas de Pernambuco. Mudou-se para São Paulo em 1995, e trabalha no metrô há 25 anos, onde foi presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo nas gestões de 2010 a 2013, e 2013 a 2016. Sua candidata a vice é a Professora Flávia, também do PSTU.

Antonio Jorge (DC)

Nascido em São Paulo, Antonio Jorge tem 69 anos e é advogado. Ele forma chapa pura com o paulistano Vitor Rocca, de 68 anos, para vice-governador.

Carol Vigliar (UP)

Carol Vigliar é economista e natural de São Paulo. Atualmente mora em Diadema, na Grande São Paulo. É fundadora e uma das coordenadoras nacionais do Movimento de Mulheres Olga Benário. Atuou também no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Sua candidata a vice é Rafaela Carvalho, também da UP.

Edson Dorta (PCO)

Natural de Campinas (SP), Edson Dorta tem 50 anos e é agente postal. Tem como candidata a vice-governadora na chapa pura, Lílian Miranda, de 44 anos.

Elvis Cezar (PDT)

Ex-prefeito por dois mandatos de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, Cezar tem 46 anos e nasceu em Carapicuíba, também na região da capital paulista. Ele é advogado e foi filiado ao PSDB por 19 anos. Deixou o partido para concorrer ao governo pelo PDT. Sua candidata a vice é Gleides Sodré, do mesmo partido.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad é professor e advogado. Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff. Foi prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. Disputou a Presidência da República, em 2018, no lugar do ex-presidente Lula, e perdeu no segundo turno para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua vice na chapa é Lucia França, do PSB.

Gabriel Colombo (PCB)

Gabriel Colombo tem 32 anos, é agrônomo, e mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Nascido no Rio de Janeiro, passou a infância em Minas Gerais, e a adolescência em São Paulo. Atualmente mora em Piracicaba, no interior paulista. Seu vice é Mané Messias, também do PCB.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Rodrigo Garcia tem 48 anos e busca a reeleição como governador de São Paulo. Foi vice-governador de João Doria até assumir o cargo de chefe do Executivo estadual no início deste ano. Foi secretário de Governo e era chamado como o "CEO" da gestão de Doria. Está na gestão pública há 25 anos, tendo sido sub-secretário de Agricultura aos 21 anos, na gestão de Mário Covas. O candidato a vice na sua chapa é Geninho Zuliani, do União Brasil.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro e militar da reserva. Foi ministro da Infraestrutura no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O candidato a vice é Felicio Ramuth, do PSD.

Vinicius Poit (Novo)

Vinicius Poit é empresário, formado em Administração de Empresas e foi deputado federal por São Paulo, sendo eleito em 2018. Foi relator do Marco Legal das Startups na Câmara e vice-líder da Bancada do Novo em 2020. É cofundador do RecrutaSimples, plataforma de recrutamento online. Sua vice na chama é Doria Alves, do Novo.

Candidatos ao Senado pelo estado de São Paulo

  • Aldo Rebelo (PDT)
  • Antônio Carlos (PCO)
  • Marcos Pontes (PL)
  • Dr. Azkoul (DC)
  • Edson Aparecido (MDB)
  • Janaína Paschoal (PRTB)
  • Mancha Coletivo Socialista (PSTU)
  • Márcio França (PSB)
  • Professor Tito Bellini (PCB)
  • Ricardo Mellão (Novo)
  • Vivian Mendes (UP)

LEIA TAMBÉM