Brasil

Posso votar para prefeito e vereador morando no exterior?

Brasileiros registrados para votar em outros países não podem participar da eleição de 2024

Urna eletrônica, usada nas eleições do Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Urna eletrônica, usada nas eleições do Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 15h23.

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições municipais de 2024 não poderão votar. A restrição existe porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais. Assim, quem estiver no exterior nas datas da eleição não poderá participar.

ACOMPANHE AO VIVO OS RESULTADOS PARA PREFEITURA NAS CAPITAIS

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão registrados em zonas eleitorais no exterior não precisam votar neste ano. Portanto, não precisam justificar.

Datas-limite para justificar

Ausência 1° turno: 5 de dezembro de 2024

Ausência no 2º turno: 7 de janeiro de 2025

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo E-título para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.

Ao acessar o E-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

Punição

O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.

A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Onde acompanhar a apuração das urnas?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

yt thumbnail

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Com Agência Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Ministros assinam acordos de cooperação para modernizar estatais

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 34%, diz pesquisa Datafolha

Ministro diz que enviou a Haddad pedido de movimentos sociais para ajuste em pacote fiscal

Prisão de Braga Netto não foi uma surpresa para ninguém, diz Múcio