Brasil

Como votar nas eleições 2024? Guia com regras, data, horários e candidatos

EXAME preparou um Guia das Eleições 2024 em que estão reunidas as principais informações úteis para o dia da votação

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 11h56.

Última atualização em 5 de outubro de 2024 às 22h33.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O primeiro turno das eleições de 2024 será realizado neste domingo, dia 6 de outubro. A EXAME acompanha tudo em tempo real para ajudar o eleitor a tomar a melhor decisão. Para isso, preparamos um Guia das Eleições 2024 que reúne as principais informações úteis para o dia da votação.

Quando é a eleição 2024?

O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro, já o segundo turno será no 27 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Quem é obrigado a votar

O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e analfabetos.

Quais cargos estão na disputa em 2024

Nas eleições de 2024 são escolhidos os cargos de prefeito e vereador. O segundo turno é somente para cargos de prefeito, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos, ou em cidades com menos de 200 mil habitantes.

Qual a ordem da votação

  • Vereador: cinco dígitos
  • Prefeito: dois dígitos

Quais documentos preciso levar

É necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. São aceitos como documento a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos podem ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Como saber o número do título de eleitor

Para saber o número do seu título de eleitor e o local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher o formulário com os dados necessários. Outra forma é usar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. No dia da eleição, se souber o local de votação, não é necessário levar o título, basta um documento de identificação com foto.

Onde achar meu local de votação

Para consultar o seu local de votação, acesse título e local de votação no site do TSE. Preencha seus dados em todos os campos. Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título de eleitor. Vale ressaltar que é necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro eleitoral, ou seja, de acordo com os dados fornecidos na emissão do seu título de eleitor. Você também pode baixar o e-Título (Android e iOS) e encontrar essas informações. Mas fique atento que só é possível baixar o e-título até o sábado, 1º de outubro.

O que pode e não pode no dia da eleição

No dia da votação, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Contudo, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação.

Como justificar ausência do voto

Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia do pleito pode utilizar o e-Título (Android e iOS) para justificar a ausência às urnas, sem a necessidade de se deslocar para apresentar o requerimento. Essa funcionalidade estará disponível nos dois turnos, durante o horário da votação, das 8h às 17h.

Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Pode votar de bermuda?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe um "dress code" específico para a votação. Só não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Portanto, é possível ir de bermuda, chinelo ou e de regata, por exemplo, aos locais de votação.

Até que horas pode votar nas eleições 2024?

De acordo com o TSE, neste ano, o eleitor poderá votar das 8h até às 17 horas (horário de Brasília). 

Alguns estados têm outro fuso-horário e terão horários de votação usando o horário de Brasília como referência. São eles:

  • No Acre: das 6h às 15h;
  • Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h;
  • Em Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h,
  • No Amazonas: das 7h às 16h (com exceção dos municípios Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença, nos quais a votação será das 6h às 15h).

Onde acompanhar a apuração da eleição 2024?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

yt thumbnail

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Embolização das artérias meníngeas: o que é o novo procedimento que Lula vai realizar?

Médico de Lula diz que embolização já estava prevista desde cirurgia e não atrasará alta médica

Relator da reforma tributária analisa novas emendas para votação no Plenário nesta quinta

Vital do Rego toma posse como presidente do TCU