Pop

'O baiano tem o molho': quem é O Kannalha, cantor do hit de Wagner Moura

Cantor do 'pagodão baiano' viralizou ao ser associado com o ator e é um dos principais nomes do verão de 2026

'O baiano tem o molho': quem é cantor por trás do hit de Wagner Moura (Divulgação)

'O baiano tem o molho': quem é cantor por trás do hit de Wagner Moura (Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 12h21.

Última atualização em 13 de janeiro de 2026 às 12h50.

Tudo sobreIndústria da música
Saiba mais

Nem nos sonhos mais malucos alguém teria imaginado que a música mais famosa de O Agente Secreto seria, na verdade, um "pagodão" baiano. Mas o brasileiro tem um jeitinho especial de celebrar seus ídolos nas redes. "O Baiano Tem O Molho", d'O Kannalha, virou o hit oficial de Wagner Moura durante a campanha do filme na temporada de premiações — e colocou a carreira do cantor em um novo patamar.

Na noite do último domingo, 11, tanto Moura quanto Kleber Mendonça Filho fizeram história. O baiano saiu da 83ª cerimônia do Globo de Ouro com o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, feito inédito para o Brasil, e o cineasta pernambucano recebeu a estatueta de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. A "dobradinha" foi inédita até para Hollywood — dado que nunca antes um filme estrangeiro e seu ator principal haviam recebido ambos os prêmios no mesmo evento.

A cerimônia até tinha uma canção própria, norte-americana. Mas na comemoração dos brasileiros — inclusive nas redes sociais das autoridades do Governo —, o som ao fundo era o "pagodão baiano". A música d'O Kannalha foi parar no Instagram do Presidente Lula, do perfil da Prefeitura de Salvador e em todas as redes sociais do filme. Já passou dos 8 milhões de streams e visualizações no Spotify e no YouTube. No TikTok, é um dos áudios mais virais das últimas semanas.

"Tudo isso fica mais especial quando você sabe que a ideia foi fazer a minha aceitação como baiano ser a cara da Bahia", disse o cantor em entrevista à EXAME. "Foi uma amiga que disse que eu tinha o 'molho', e alguns comentários na internet. De início, era para ser sobre mim. Mas aí, eu percebi que esse 'molho' é uma coisa do baiano mesmo".

O ponto de virada de sucesso veio com a correlação com o protagonista de O Agente Secreto. Começou nas redes sociais, quando um vídeo de Wagner Moura dançando foi usado com a "O Baiano Tem O Molho" e viralizou no ano passado. Durante a campanha de lançamento do filme, Moura e o Kannalha se reuniram na sacada do Cine Glauber Rocha, na capital da Bahia, para dançarem a música juntos. Resultou em um vídeo viral.

"Superou todas as nossas expectativas, a gente não sabia que ia chegar tão longe assim e causar coisas tão positivas — inclusive ter o abraço de Wagner, e poder cantar e dançar com ele".

Quem é o Kanalha, o 'maridão' de Salvador

Nos palcos da capital baiana, O Kannalha aparece de peito nu, com uma guia roxa da Orixá Nanã no pescoço e o corpo todo tomado por tatuagens. Costuma roubar a cena com a dança da "batedeira", uma espécie de rebolado que performa quase sem roupa e é sua marca registrada. O carisma rendeu a ele outro apelido, o de "maridão". Por consequência, ele chama as fãs de "maridonas".

O nome real é Danrlei Orrico, e ele tem 28 anos. O nome de cantor surgiu na adolescência, quando o apelido surgiu entre os amigos."Hoje, o Kannalha é um personagem, tanto que eu falo dele em terceira pessoa", contou Danrlei. "E nem só de proibidão ele vive, porque se a gente só fizesse música pesada, não teríamos chegado onde chegamos"

Natural de Camaçari, Danrlei foi criado principalmente por mulheres: a mãe, a avó, a tia e mãe de santo, com quem mantém uma relação profunda. Além dele, o outro homem da família era o pai, que o incentivou a aprender percussão no quintal de casa e investir na carreira musical. Antes da fama, entregava comida com a mãe.

"De onde eu venho é onde é permaneço. Ainda tenho o pé firme nas minhas raízes e na minha essência, e carrego isso comigo onde quer que eu vá", disse o cantor.

Além de viralizar ao lado de Wagner Moura, o cantor chamou atenção da mídia ao manter um relacionamento com a cantora Preta Gil. Foi, no ano passado, um dos principais companheiros de dela no tratamento contra o câncer. "A gente viveu um amor e uma amizade verdadeira e linda", comentou em entrevistas na época em que a cantora morreu. "Preta foi uma das maiores mulheres negras desse país, voz forte que ajudou muita gente".

Hoje, O Kannalha é um dos nomes mais cobiçados do Carnaval de Salvador em 2026. Vai estrear um ensaio de verão próprio a partir do próximo dia 15 a 29, no Pelourinho. De “Penetra”, com Pabllo Vittar, à festa de fevereiro, passando por festivais e blocos, pode ser o artista mais bombado do Carnaval.

"Hoje eu posso ter a certeza e a fé de que nada é impossível. Eu posso alcançar ainda mais lugares e pessoas com a minha arte. Nosso verão e nosso Carnaval é curtir e ver o 'molho' espalhado por todo lugar desse Brasil".

Acompanhe tudo sobre:Globo de OuroMúsicaAtores e atrizesFilmes brasileiros

Mais de Pop

Que horas estreia o 2º episódio da 2ª temporada de 'The Pitt' na HBO Max?

BTS voltou: grupo coreano finaliza hiato de quatro anos

Que horas estreia o 7º episódio da 2ª temporada de ‘Percy Jackson’?

Que horas começa o BBB 26 hoje? Veja programação