Como imprimir o CPF pelo site da Receita Federal
Veja como imprimir o CPF e para que serve a versão física do documento
Jornalista freelancer
Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 15h30.
Última atualização em 2 de janeiro de 2024 às 16h31.
O CPF é um dos métodos de identificação dos brasileiros e, junto com o RG, concentra as mais diversas informações, principalmente para o controle do imposto de renda no país. Antigamente, o CPF era um cartão físico de cor azul, muito parecido com um cartão de banco.
Porém, hoje, a Receita Federal não faz mais a emissão física do CPF, visto que ele está presente em vários documentos e pode ser consultado online. Então, se você precisa de um comprovante físico, nós te ensinaremos aqui, com um passo a passo, como imprimir o CPF pelo site da Receita Federal e tirar demais dúvidas sobre o assunto.
Como imprimir o CPF no site da Receita Federal?
Apesar de, hoje em dia, o número do CPF já fazer parte de outros documentos portados pelo cidadão, como o RG e a Carteira Nacional de Habilitação, ainda é possível ter acesso ao documento de forma física.
Neste caso, a opção é realizar a impressão do CPF, e esse processo pode ser feito no próprio site da Receita Federal. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- No canto superior esquerdo, acesse o menu e clique na opção “Serviços”:
- Clique na opção “Cadastros”, e depois em “Cidadão (CPF)”.
Com isso, preencha os dados solicitados. Se você declarou imposto de renda nos últimos dois anos, ele também pode pedir o número de recibo da entrega mais recente.
Tenha em mãos as seguintes informações para realizar o preenchimento de seus dados:
- Número de CPF;
- Nome;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Título de eleitor.
Depois disso, você será direcionado para uma página com o comprovante do CPF, com as opções para fazer o download e impressão da página.
Para que serve o CPF impresso?
A principal função do CPF, de fato, é o controle da Receita Federal com relação à declaração anual do imposto de renda. Mas, para além disso, o documento possui outras funções, que vão desde abrir uma conta no banco, até para fazer a matrícula na faculdade.
Com relação à versão impressa, ela será apenas um comprovante de que aquele é o seu número de registro, sendo um documento emitido pela própria Receita Federal. Mas, o que vale mesmo, é o número.
Lembrando que a versão impressa, oficialmente, não é mais emitida. Portanto, o comprovante impresso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será apenas um registro oficial de que aquela sequência de números está relacionada ao cidadão e demais informações presentes no documento.
Mesmo assim, por se tratar de uma sequência numérica única, caso esteja errada ou com dados faltando, facilmente cada sistema que solicitou o CPF identificará e pedirá que seja revisado.
Qual é a diferença entre situação cadastral e comprovante do CPF?
Enquanto o comprovante do CPF é um documento, emitido pela Receita Federal, que tem como objetivo informar os principais detalhes do CPF, a situação cadastral é uma das informações presentes no documento, que aponta o status do CPF.
A situação cadastral pode indicar que o documento está ativo, irregular ou suspenso. Se você deseja apenas saber a situação cadastral do documento, acesse esse link no site da Receita Federal, preencha com o seu CPF e data de nascimento e já será possível ter acesso a informação.
Serviços e documentos que podem ser consultados por meio do CPF
Por ser único para cada indivíduo, o CPF é frequentemente utilizado para consulta de diversos serviços, como o Bolsa Família ou até mesmo documentos como o RG.
Lista de serviços e documentos que podem ser consultados pelo CPF: