Esporte

Relembre as últimas finais brasileiras na Libertadores

Desde 2005, seis decisões da competição foram disputadas entre clubes do Brasil; Palmeiras e Flamengo farão a sétima final neste sábado

Libertadores: veja quais foram as finais disputadas entre brasileiros ( Federico Peretti/NurPhoto /Getty Images)

Libertadores: veja quais foram as finais disputadas entre brasileiros ( Federico Peretti/NurPhoto /Getty Images)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 28 de novembro de 2025 às 14h14.

Última atualização em 28 de novembro de 2025 às 16h08.

Tudo sobreCopa Libertadores da América
Saiba mais

A Libertadores terá mais uma final brasileira em 2025. Palmeiras e Flamengo se enfrentam neste sábado, 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, pela sétima decisão entre clubes brasileiros neste século.

Desde 2020, a hegemonia brasileira na Libertadores é impressionante. Das últimas seis finais do torneio, cinco foram disputadas entre times do Brasil. A única exceção foi em 2023, quando o Fluminense venceu o Boca Juniors.

Entre 2007 e 2016, a Conmebol impediu finais entre times do mesmo país, forçando confrontos nas semifinais. A regra foi abolida em 2017 e desde então os clubes brasileiros dominam a competição.

Confira as últimas finais brasileiras da Libertadores:

2005: São Paulo x Athletico-PR (5 x 1)

O Tricolor Paulista conquistou o tricampeonato com vitória agregada de 5 a 1. Após empatar em 1 a 1 no Beira-Rio (o jogo não pôde ser na Arena da Baixada), o São Paulo aplicou sonora goleada por 4 a 0 no Morumbi, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.

2006: Internacional x São Paulo (4 x 3)

O Colorado conquistou seu primeiro título da Libertadores ao vencer o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi e empatar por 2 a 2 no Beira-Rio. Foi a segunda final consecutiva entre brasileiros e a primeira conquista internacional do Inter.

2020: Palmeiras x Santos (1 a 0)

Primeira final em jogo único entre brasileiros, foi disputada no Maracanã em janeiro de 2021 devido à pandemia. Breno Lopes marcou aos 53 minutos do segundo tempo e garantiu o bicampeonato palmeirense.

2021: Palmeiras x Flamengo (2 x 1)

No Estádio Centenário, em Montevidéu, o Palmeiras conquistou o tricampeonato ao derrotar o Flamengo por 2 a 1, com gol decisivo de Deyverson na prorrogação. Foi a primeira final entre os dois maiores campeões brasileiros da década.

2022: Flamengo x Athletico-PR (1 x 0)

Em Guayaquil, no Equador, o Flamengo conquistou seu terceiro título da Libertadores. Gabigol marcou o único gol da partida no final do primeiro tempo, logo depois da expulsão de Pedro Henrique, do Furacão.

2024: Botafogo x Atlético-MG (3 x 1)

A final mais recente entre brasileiros coroou o Botafogo campeão pela primeira vez na história da competição. Mesmo com a expulsão de Gregore aos 29 segundos de jogo, o Glorioso venceu por 3 a 1 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos.

Quando e onde assistir a final da Libertadores?

A decisão entre Palmeiras e Flamengo será realizada no sábado, 29 de novembro, as 18h (horário de Brasília). A partida acontecerá em jogo único, conforme o formato adotado pela Conmebol desde 2019.

A transmissão da final da Copa Libertadores 2025 será feita por Globo, GE TV, Paramount+, ESPN e o serviço de streaming Disney+.

Acompanhe tudo sobre:Copa Libertadores da AméricaFlamengoPalmeiras

Mais de Esporte

Alex de Minaur conquista o ATP 500 de Roterdã

São Bernardo x Corinthians: confira as prováveis escalações para a partida

Botafogo x Flamengo: confira as prováveis escalações para o clássico

Norueguês chega ao 9º ouro e vira maior medalhista das Olímpiadas de Inverno