Sexta-feira Santa: as 10 melhores frases para celebrar a data
A data tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada um dos dias mais sagrados do calendário da Igreja Católica
Redação Exame
Publicado em 29 de março de 2024 às 00h08.
Última atualização em 1 de abril de 2024 às 17h43.
Nesta sexta-feira, 29, comemora-se a Sexta-Feira da Paixão , considerada pelos católicos como o dia da crucificação de Jesus Cristo, parte da Semana Santa. Os sete dias começam com a celebração do Domingo de Ramos, em 24 de março.
A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas. A Sexta-Feira Santa é marcada pela reconstituição litúrgica da Via Crucis, que retrata o caminho doloroso de Jesus até a crucificação.
As igrejas realizam celebrações solenes, onde são recordados os momentos cruciais da paixão e morte de Cristo. Muitos fiéis participam da Via Sacra, percorrendo estações que representam diferentes momentos da jornada de Jesus. A data é o único dia do ano em que,no mundo todo, não são celebradas missas.
Separamos abaixo 10 frases para celebrar a data com amigos e familiares:
10 frases para celebrar a Sexta-Feira Santa
- "Jesus experimentou o abandono total, a situação mais estranha para Ele, a fim de ser em tudo solidário conosco. Fê-lo por mim, por ti, por todos nós; fê-lo para nos dizer: ‘Não temas! Não estás sozinho. Experimentei toda a tua desolação para estar sempre ao teu lado’” – Papa Francisco ( Homilia, 5 de abril de 2020)
- "Hoje não é dia de tristeza. É dia de contemplação. No silêncio da Sexta-feira Santa, a alegria da ressurreição é preparada. Bom dia!" — Padre Fábio de Melo
- "Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu Filho unigênito, para que todo o que crê nele não pereça, mas tenha a vida eterna." — Jesus Cristo (Bíblia Sagrada, João 3:16)
- "Que a graça do Senhor nos acompanhe neste dia santo"
- "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá" — Jesus Cristo (Bíblia Sagrada, João 11:25-26)
- "Deus provou o Seu amor na cruz. Quando Cristo pendurado ali sangrou, ali morreu, foi Deus dizendo ao mundo: 'Eu te amo'" — Billy Graham
- "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores"— Apóstolo Paulo (Romanos 5:8-11)
- " Para acompanharmos Cristo na sua glória, no fim da Semana Santa, é preciso que penetremos antes no seu holocausto e nos sintamos uma só coisa com Ele, morto no Calvário" — Escrivá (É Cristo que passa, 95)
- "Hoje, vocês vão caminhar com Jesus hoje. Jesus é o Caminho e nós vamos caminhar com Ele, porque Ele caminhou” — Papa Francisco
- “Dar a vida pelos outros. Só assim se vive a vida de Jesus Cristo e nos fazemos uma só coisa com Ele”. Pois “Já só há uma única maneira de vivermos na terra: morrer com Cristo para ressuscitar com Ele, até podermos dizer com o apóstolo: Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (Gal 2, 20)”
- "Somente o Senhor nos pode dar a confirmação de quanto valemos. Diz-nos isto todos os dias da cruz: morreu por nós, para nos mostrar quão preciosos somos aos seus olhos. Não há obstáculo nem fracasso que possa impedir o seu terno abraço" — Papa Francisco
É feriado ou ponto facultativo?
No calendário oficial do Brasil, a Sexta-Feira da Paixão é classificada como feriado nacional, e em 2024 será celebrada em 29 de março.
Durante a Semana Santa, a Sexta-Feira da Paixão é o único dia reconhecido como feriado, embora em alguns Estados e municípios do país a quinta-feira seja considerada como ponto facultativo.
Por causa de sua relação com o Sol, as celebrações cristãs da Semana Santa não ocorrem em uma data fixa. Isso se deve ao equinócio, momento em que o Sol incide diretamente sobre a linha do Equador, resultando em um período de 12 horas de duração tanto para o dia quanto para a noite. Esse fenômeno também marca o início de duas estações: outono e primavera.