Onde tem sala Imax em São Paulo? (Cinépolis/ Shopping JK Iguatemi/Divulgação)
Repórter de POP
Publicado em 27 de julho de 2023 às 18h12.
Última atualização em 27 de julho de 2023 às 18h38.
Com a estreia de "Oppenheimer", 12º filme da carreira do Christopher Nolan, a busca por salas de cinema do tipo Imax cresceu. Para além da qualidade para assistir à produção, os espectadores têm procurado mais por esse tipo de sala de cinema porque o próprio diretor o produziu para esse formato, em um rolo de filme que pesa incríveis 272 kg e tem 17,7 km de comprimento.
Em vídeo, Nolan apareceu mostrando o tamanho do filme em comparação a ele próprio. Entre os recordes de "Oppenheimer", incluindo os de bilheteria, o tamanho do filme para Imax também testou os limites da modalidade do cinema: o peso e o comprimento são os maiores que a sala Imax consegue suportar.
LEIA MAIS: Barbie vs. Oppenheimer: qual filme vale a pena o valor do ingresso?
Mas assistir ao filme em uma sala dessas na cidade de São Paulo pode ser uma tarefa mais difícil do que o esperado. Isso porque a capital paulista só possui três salas de cinema com a tecnologia, localizadas na zona sul, zona oeste e zona leste.
Na capital, há três shoppings que oferecem a tecnologia Imax. São eles:
E tem um bônus: uma das melhores salas Imax de cinema fica a 30 minutos da capital, na cidade de Cotia, no bairro Granja Vianna. Por lá, é possível assistir no Cineflix, cuja tela tem 13 m de altura e 21 m de largura, equivalente a um edifício de cinco andares.
Diferentemente das salas normais de cinema, a tecnologia Imax tem como objetivo maximizar os recursos audiovisuais de um filme. Assim, oferece maior qualidade de som, imagem e resolução. Em termos mais práticos, o formato da tela é maior e côncavo, as posições das cadeiras no cinema são pensadas para obter uma recepção de som melhor.
A tecnologia surgiu em 1960 e foi criada pela Imax Corporation, uma empresa de cinema canadense. Mas foi só em 1971 que o primeiro filme pensado para esse novo formato chegou às salas de cinema, chamado ‘North of Superior’.
No Brasil, as salas Imax começaram a fazer sucesso no início dos anos de 2010. A primeira sala foi justamente a do Shopping Bourbon, em São Paulo.
Assistir ao filme em uma sala Imax é uma escolha do espectador, posto que é possível ver o longa-metragem em qualquer cinema ou tela. No entanto, a experiência na sala especial acaba sendo mais imersiva: o filme foi todo filmado com câmeras Imax, e tem uma mixagem de som e trilha sonora importantes para o enredo. Ou seja, uma qualidade de som superior pode causar uma experiência mais proveitosa.
"Oppenheimer" é o 12º filme de Christopher Nolan. Ele conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico conhecido como o 'pai da bomba atômica', responsável pela criação do Projeto Manhattan, que culminou na criação da explosão nuclear do mundo, detonada em 1945, no Novo México.
O longa é baseado na vida de "Oppenheimer", descrita na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer" (Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometheu americano), de Kai Bird e Martin Sherwin, publicada em 2006 e vencedora do Prêmio Pulitzer.
O filme estreia no dia 20 de julho nos cinemas brasileiros.
"Oppenheimer" recebeu classificação indicativa para maiores de 18 anos no Brasil.