Pop

Fernanda Torres na tela: 10 filmes e séries com a atriz além de 'Ainda Estou Aqui'

A atriz de 59 anos pode chegar ao Oscar de 2025 e tem uma extensa carreira no cinema e na TV, reconhecida sobretudo pelos papéis de comédia

Fernanda Torres: os vários papéis da atriz no cinema e na TV (Gareth Cattermole/Getty Images for IMDb)

Fernanda Torres: os vários papéis da atriz no cinema e na TV (Gareth Cattermole/Getty Images for IMDb)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 09h41.

Última atualização em 22 de novembro de 2024 às 09h42.

Tudo sobreFilmes
Saiba mais

Ela é o momento: com o sucesso de "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres pode estar próxima de conquistar o primeiro Oscar de Melhor Atriz para o Brasil. O filme entrou para a lista dos elegíveis entre os internacionais, divulgada na última quinta-feira, 21, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que compõe o juri da premiação.

CRÍTICA | ‘Ainda Estou Aqui’ é tudo isso, mesmo — e tem chances reais no Oscar

Se for indicada, a atriz será a primeira brasileira em 25 anos a conquistar uma nomeação no Oscar, após Fernanda Montenegro, mãe da artista, perder a estatueta para Gwyneth Paltrow em 1999. Foi também nessa edição do prêmio que o Brasil recebeu a última indicação à categoria de Melhor Filme Internacional, com "Central do Brasil", de Walter Salles.

Fernanda Torres tem sido cotada pela imprensa nacional e internacional como uma das apostas para a estatueta pela memorável performance em "Ainda Estou Aqui". Passou a integrar as short-lists de vários veículos tradicionais de cultura, como Variety, Deadline, The Hollywood Reporter, entre outros. Recentemente, a Academia do Oscar compartilhou uma foto dela no tapete vermelho do Governors Awards que fez história: é uma das mais curtidas da história do perfil, com mais de 2,7 milhões de curtidas e 759 mil comentários.

Mas nem só por Eunice Paiva ela é famosa: a atriz coleciona no currículo uma porção de papéis em filmes e séries brasileiros. A EXAME POP separou abaixo 10 produções nacionais além de "Ainda Estou Aqui" com Fernanda Torres para assistir no streaming. Confira:

10 filmes e séries com Fernanda Torres

O Saneamento Básico (2007)

yt thumbnail

Entre os filmes mais subestimados do cinema brasileiro está "O Saneamento Básico", de Jorge Furtado, que reuniu os maiores atores do circuito nacional — Fernanda entre eles. Compõem o elenco ao lado dela Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Bruno Garcia, entre outros. Conta a história de moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e produzem um filme para conseguir a verba necessária para isso.

Onde assistir: Globoplay

O Que é Isso, Companheiro? (1997)

yt thumbnail

Se engana quem pensa que Fernanda Torres está recebendo toda a atenção da Academia com um filme sobre a ditadura militar brasileira só em 2024. 27 anos antes, em 1997, a atriz já fazia parte do elenco de um dos pouquíssimos filmes brasileiros que conseguiu receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, "O Que é Isso, Companheiro?".

A narrativa explora o trabalho do jornalista Fernando e seu amigo César, que abraçam a luta armada contra a regime militar no final da década de 1960, após a publicação do AI-5. Os dois se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Onde assistir: Mubi, Prime Video, Globoplay

Terra Estrangeira (1995)

yt thumbnail

Antes de "Ainda Estou Aqui", o papel mais emblemático de Fernanda Torres no cinema era em "Terra Estrangeira", também de Walter Salles. A narrativa vem pela perspectiva de Paco (Fernando Alves Pinto), que decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Sem perspectiva de vida no Brasil, por lá, ele conhece a brasileira Alex (Fernanda) e seu namorado Miguel (Alexandre Borges). Todos se envolvem em um esquema de contrabando.

Onde assistir: Netflix e Globoplay

Casa de Areia (2005)

yt thumbnail

Tal mãe, tal filha! Fernanda Torres e Montenegro já atuaram juntas algumas vezes no cinema e na TV, antes mesmo de dividirem o papel de Eunice Paiva no novo longa de Walter Salles. Um dos filmes no qual atuam juntas é o "Casa de Areia", de Andrucha Waddington, que conta a história de uma mulher grávida que perdeu o marido em um acidente e sua mãe lutam para sobreviver no rigoroso deserto do Nordeste brasileiro, com a ajuda de um morador local.

Onde assistir: Globoplay

Amor e Sorte (2020)

yt thumbnail

E por falar em papéis com mãe e filha, as duas Fernandas também já atuaram na minissérie "Amor e Sorte", que foi ao ar em setembro de 2020. A produção foca em quatro histórias completamente diferentes, mas com uma temática em comum: os relacionamentos durante o isolamento social forçado pela pandemia.

Onde assistir: Globoplay

A Mulher Invisível (2009)

yt thumbnail

Antes de Eunice e Rubens, Selton Mello já havia trabalhado com Fernanda Torres em algumas outras ocasiões na TV e no cinema. Uma delas foi no filme "A Mulher Invisível", de Claudio Torres, focado na história de Pedro (Selton), um homem que foi traído pela esposa e acaba encontrando a mulher ideal, Amanda. O problema é que ela existe somente na imaginação dele.

Onde assistir: Prime Video

Os Normais (2001-2003)

yt thumbnail

Mas nem só de drama vive a nossa Fernanda Torres — e especialmente as gerações mais jovens a conhecem pela faceta da comédia. Um dos papéis mais reconhecidos e amados da atriz na televisão foi na sitcom brasileira "Os Normais", protagonizada por Fernanda (Vani) e Luis Fernando Guimarães (Rui). A série relata o cotidiano nada normal dois noivos, que estão juntos há sete anos, mas ainda não se casaram oficialmente. E apesar de tantas reviravoltas, eles se consideram, sim, um casal super normal.

Além da série, que ficou muito famosa no Brasil, a história do Rui e da Vani ganhou também dois filmes.

Onde assistir: Globoplay

Jogo de Cena (2o07)

yt thumbnail

Outro grande papel de Fernanda no cinema foi em "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho. A produção foca em 83 mulheres que contaram sua história de vida em um estúdio, a atendendo a um anúncio de jornal. Vinte e três delas foram selecionadas e filmadas em junho de 2006. Em setembro do mesmo ano, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as mesmas histórias.

Onde assistir: Netflix e Globoplay

Fim

yt thumbnail

Já nos dias mais atuais, para além do cinema, Fernanda também atuou ao lado de Marjorie Estiano para a série "Fim", original do Globoplay. O drama conta a história de um grupo de amigos cariocas que não acredita que a vida se limita a encontrar o amor e ser feliz para sempre. É uma narrativa sobre a vida, vista pelos olhos de quem acaba de deixá-la. Vale dizer que a produção recebeu uma indicação ao Melhores do Ano da TV Globo, na categoria de Séries do Ano.

Onde assistir: Globoplay

Tapas e Beijos (2011-2015)

yt thumbnail

Essa lista jamais ficaria completa sem uma das personagens mais icônicas que Fernanda Torres já interpretou: a tão amada Fátima, melhor amiga de Sueli (Andrea Beltrão) e funcionária da Djalma Noivas, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. A comédia brasileira foi uma das séries mais aclamadas da TV Globo e relataa busca pelo grande amor das vidas de Fátima e Sueli, mesmo com seus relacionamentos muito tumultuados.

Onde assistir: Globoplay

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

O longa de Walter Salles foi a escolha da Academia de Cinema Brasileira neste ano para uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. O elenco já passou por diversas cidades do mundo para promover e o filme e, nas últimas semanas, foi divulgado em revistas estadunidenses de relevância para os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que compõem os votantes da premiação. A campanha tenta elegê-lo não só para a vaga entre os filmes internacionais, como também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Direção (Walter Salles), Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).

O filme já está na short-list de diversos veículos de imprensa tradicionais de cinema, como a Variety, IndieWire, Vanity Fair, The Guardian e The Hollywood Reporter, para a categoria de filmes estrangeiros. Fernanda Torres também tem chances na categoria de Melhor Atriz. A pré-seleção do Oscar será divulgada em dezembro e a lista dos indicados, em janeiro.

O Brasil já ganhou um Oscar?

O cinema nacional nunca conseguiu um prêmio do Oscar, muito embora já tenha conquistado algumas indicações na premiação. A última vez que recebeu uma indicação de Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o longa também de Walter Salles, "Central do Brasil".

Veja abaixo a lista de filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar:

  • O Pagador de Promessas (1963) - Melhor Filme Internacional
  • O Quatrilho (1996) - Melhor Filme Internacional
  • O Que é Isso, Companheiro? (1998) - Melhor Filme Internacional
  • Central do Brasil (1999) - Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro)
  • Uma História de Futebol (2001) - Melhor Curta-metragem em Live-action
  • Cidade de Deus (2004) - Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende), Melhor Fotografia
  • O Menino e o Mundo (2016) - Melhor Animação
  • Democracia em Vertigem (Melhor Documentário)

Onde assistir 'Ainda Estou Aqui'?

O filme com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro está em cartaz nos cinemas desde o dia 7 de novembro. Não há previsão de quando o longa chega ao streaming.

Acompanhe tudo sobre:FilmesSériesStreamingCinemaAtores e atrizesOscarOscar 2025

Mais de Pop

Onde assistir ‘Guerra Civil’? Filme chega ao streaming 'de graça' nesta sexta

Academia do Oscar coloca 'Ainda Estou Aqui' entre os filmes elegíveis; veja lista completa

Onde assistir ao musical de 'Wicked' no Brasil? Filme estreia nos cinemas nesta quinta

Telescópio James Webb detecta sinais de vulcões em planeta a 35 anos-luz