Carnaval diverso: os blocos de Salvador têm perfis distintos e expressões populares que sempre renovam os festejos (Joá Souza/GOVBA/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 15 de fevereiro de 2026 às 08h00.
O Carnaval de rua de Salvador é um dos mais tradicionais do país. Responsável pela criação dos trios elétricos e da guitarra brasileira, a capital baiana tem uma maneira própria de organizar a folia, que ocorre em diferentes circuitos, com divisões internas nos blocos.
Berço do axé, da capoeira, da percussão, do samba e do Balé Folclórico, a cidade também é casa do Olodum, fundado em 1979 e referência mundial do carnaval afro-brasileiro. Atualmente, artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Bell Marques e Daniela Mercury ajudam a manter viva essa tradição que mobiliza milhões de foliões todos os anos.
Desde esta quinta-feira, 12, os festejos oficiais de Carnaval já começam para os soteropolitanos e se estenderão até a quarta-feira, 18.
Para quem quer entender melhor como funciona o Carnaval de Salvador, vale conhecer alguns conceitos básicos da festa.
No Carnaval de Salvador, a folia acontece inteiramente nas ruas e é organizada de forma única, dividindo os foliões em três grandes grupos: camarote, corda e pipoca. Os grandes blocos são formados por um trio elétrico e um carro de apoio, com o espaço delimitado por uma grande corda.
O Carnaval de Salvador é dividido em circuitos oficiais, verdadeiros palcos a céu aberto espalhados pela cidade. Cada um tem características próprias e atrai diferentes públicos:
| Bloco | Circuito e Local |
|---|---|
| Vinny Nogueira | Barra-Ondina (Circuito Dodô) |
| Alok | Barra-Ondina (Circuito Dodô) |
| Àttooxxá | Barra-Ondina (Circuito Dodô) |
| Dan Miranda | Barra-Ondina (Circuito Dodô) |
| Gilmelândia | Barra-Ondina (Circuito Dodô) |
| Saulo Fernandes | Campo Grande |
| Parangolé | Campo Grande |
| Larissa Marques | Campo Grande |
| Bloco do Servidor – Edu Casanova | Campo Grande |
| Di Calli | Campo Grande |
| Reboliço | Campo Grande |
| Luana Monalisa | Campo Grande |
| Rosy Banda | Campo Grande |
| Chocolate da Bahia | Campo Grande – Carlos Gomes (Contrafluxo) |
| Buck Jhones | Campo Grande – Carlos Gomes (Contrafluxo) |
| DH8 | Centro Histórico – Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba |
| Vânia Abreu | Centro Histórico – Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba |
| Gerônimo | Centro Histórico – Largo do Pelourinho |
| Tenison Del Rey | Centro Histórico – Quincas Berro d’Água |
| Nando Borges | Centro Histórico – Quincas Berro d’Água |
| Ruan Vaqueirinho | Centro Histórico – Tereza Batista |
| Paulinho Boca de Cantor | Centro Histórico – Tereza Batista |
| Gereba | Centro Histórico – Tereza Batista |
| Cesar Figueiredo | Centro Histórico – Largo Pedro Archanjo |
| Magary Lord | Centro Histórico – Largo Pedro Archanjo |