Mundo

EUA: há relatos muito confiáveis de ataques deliberados a civis na Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken disse que Washington está documentando esses episódios para apoiar potencial investigação de crimes de guerra nas ações da Rússia

Ponte Destruída em Irpin, perto de Kiev, Ucrânia (Andrea Filigheddu/NurPhoto/Getty Images)

Ponte Destruída em Irpin, perto de Kiev, Ucrânia (Andrea Filigheddu/NurPhoto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 6 de março de 2022 às 19h33.

Última atualização em 7 de março de 2022 às 20h22.

Os Estados Unidos identificaram relatos muito confiáveis ​​de ataques deliberados a civis na Ucrânia, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, neste domingo, acrescentando que Washington está documentando esses episódios para apoiar potencial investigação de crimes de guerra nas ações da Rússia.

"Vimos relatos muito confiáveis ​​de ataques deliberados a civis que constituem crimes de guerra", disse Blinken à CNN. "Vimos relatos muito confiáveis ​​sobre o uso de certas armas".

"O que estamos fazendo agora é documentar tudo, olhar para isso e garantir que, à medida que as pessoas e as organizações e instituições apropriadas investiguem se crimes de guerra foram ou estão sendo cometidos, podemos apoiar", acrescentou Blinken.

Na sexta-feira, depois que as forças de invasão russas tomaram a maior usina nuclear da Europa em intensos combates no sudeste da Ucrânia, a embaixada dos EUA no país fez uma postagem em uma rede social afirmando que atacar uma usina nuclear é um crime de guerra.

De acordo com a CNN, o Departamento de Estado teria enviado uma mensagem a todas as embaixadas dos EUA na Europa orientando a não compartilhar a mensagem da rede social postada pela embaixada de Kiev, e que a mesma teria sido revisada.

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Telão da Times Square fica escuro após apagão cibernético; veja vídeo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Mais na Exame