Exame Logo

Ibovespa tem 5ª semana seguida de alta com Vale, inflação e alívio nos EUA

Possibilidade de acordo sobre o teto da dívida americana faz índice apagar perdas da semana

(Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 26 de maio de 2023 às 10h33.

Última atualização em 26 de maio de 2023 às 17h37.

O Ibovespa fechou a semana em leve alta de 0,15%, registrando sua quinta alta semanal consecutiva. Com o resultado dos dois últimos pregões, o principal índice da B3 apagou as baixas do início da semana. Nesta sexta-feira, o Ibovespa subiu0,78%, aos110.910pontos.

Ibovespa na semana

Por que o Ibovespa subiu nesta semana?

O Ibovespa se recuperou no final da semana acompanhando o movimento positivo nos Estados Unidos. O impasse sobre o teto da dívida americana, que foi a principal influência negativa para as bolsas globais nos últimos pregões, começou a dar sinais positivos.

Veja também

De acordo com a agência de notícias Reuters, houve avanço nas conversas de Joe Biden e os líderes do Congresso na última quinta-feira para elevar o teto de endividamento dos EUA. A expectativa animou os mercados, e os principais índices americanos fecharam a sexta-feira em alta de mais de 1%.

O impacto positivo de hoje veio também da Vale ( VALE3 ) que subiu mais de 2% hoje acompanhando a recuperação do minério de ferro no exterior.

Ao longo da semana, a divulgação do IPCA-15 e a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara também impulsionaram as ações. Ontem, a prévia da inflação registrou alta de 0,51% em maio, após ter subido 0,57% em abril. O número ficou bem abaixo do consenso dos economistas, que esperava uma alta de 0,65%. O dado, somado à aprovação do arcabouço na Câmara, deixou os investidores esperançosos com possíveis cortes na taxa de juros nos próximos meses.

Maiores altas do Ibovespa na semana

Maiores quedas do Ibovespa na semana

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame