Exame Logo

Depoimento de Powell, reunião de Haddad e Campos Neto, balanços e o que mais move os mercados

Em todo o mundo, investidores esperam pistas sobre a próxima decisão de juros, que será tomada em duas semanas; por aqui, novas regras fiscais ainda são a bala de prata

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 7 de março de 2023 às 06h53.

A expectativa do mercado global está na fala de Powell, presidente do Federal Reserve, por isso as bolsas estão em compasso de espera.Os índices futuros de Nova York e as bolsas da Europa subiam no começa dessa manhã, mas os asiáticos operaram mistos, também refletindo os números da balança chinesa.

Por aqui, odestaque segue na elaboração das novas regras fiscais. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que ele e sua equipe concluíram a modelagem do novo arcabouço fiscal, que deve substituir o teto de gastos. Hoje, Haddad se reúne com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, para tratar de assuntos de interesses da pasta e do BC, e os investidores vão ficar de olho nesse encontro.

Veja também

Desempenho dos indicadores às 6h30 (de Brasília):

Dow Jones futuro (Nova York): + 0,16%

S&P 500 futuro (Nova York): + 0,25%

Nasdaq futuro (Nova York): +0,35%

DAX (Frankfurt):+0,30%

CAC 40 (Paris): +0,25%

FTSE 100 (Londres): +0,21%

Stoxx 600 (Europa): +0,18%

Hang Seng (Hong Kong): - 0,33%

Depoimento de Powell

O grande assunto nos Estados Unidos será o depoimento do presidente do Federal Reserve ( Fed, o banco central americano), Jerome Powell, que fala no Congresso hoje e amanhã. O presidente irá comentar o Relatório de Política Monetária divulgado na última sexta-feira, e investidores esperam pistas sobre a próxima decisão de juros, que será tomada em duas semanas.

No começo do ano a expectativa era de alta mais branda, mas as últimas semanas foram de dados mostrando que a inflação nos EUA ainda não arrefeceu. O Índice de Preço ao Consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) veio acima do esperado, assim como os preços de consumo (PCE) – indicador observado pelo Fed para tomar decisões.

Com os novos dados, 30% do mercado estima uma alta ainda mais dura para a próxima reunião, de 0,5 ponto percentual (p.p.) aponta o CME Group. A última alta de juros do Fed foi de 0,25 p.p..

Veja também

Balança da China

As exportações da China no período de janeiro a fevereiro caíram, indicando a continuidade da demanda fraca em todo o mundo e no país. Isso dá apoio às preocupações do governo de que uma desaceleração global prejudicará a recuperação chinesa dos danos causados pela pandemia.

As commodities podem ter impacto desses números. No entanto, nesta terça-feira, os contratos futuros de minério de ferro de Dalian subiram, com o clima mais quente aumentando as expectativas de uma recuperação na demanda por aço e o mercado focado em melhorar os fundamentos do consumo.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange (DCE), da China, encerrou as negociações diurnas em alta de 1,34%, a 909,5 iuanes (US$ 131,09) a tonelada, após uma queda de 2,13% na segunda-feira.

Temporada de balanços

A temporada de balanços continua nesta terça-feira, 6, com os resultados de Grupo Soma ( SOMA3 ), Raia Drogasil ( RADL3 ) e Simpar ( SIMH3 ) após o fechamento do mercado. O Grupo Soma encara perspectivas positivas para o ano. A expectativa é de vendas próximas aos R$ 6 bilhões, como a Revista Exame apontou no último mês. Destaque para Hering e Farm (especialmente na divisão internacional desta última).

Como o Ibovespa fechou ontem?

OIbovespa , principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,8% na última segunda-feira, 6, 104.827 pontos. O dia positivo foi embalado pela disparada das ações de empresas aéreas, comAzul (AZUL4)subindo quase 40%. O Ibovespa subiu aos 105.171 pontos na máxima. Na mínima do dia, o índice foi aos 103.170 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Jurosbolsas-de-valoresFed – Federal Reserve SystemJerome Powell

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame