Esporte

Brasil já perdeu nas oitavas de final da Copa? Relembre o histórico

Se depender do histórico do Brasil nesta fase do Mundial, a Seleção deve avançar para as quartas

 (CBF/Flickr)

(CBF/Flickr)

André Martins
André Martins

5 de dezembro de 2022, 13h32

O Brasil encara a Coreia do Sul nesta segunda-feira, 5, às 16h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. A partida será disputada no estádio 974, no Catar.

Se depender do histórico do Brasil nesta fase do Mundial, a Seleção deve avançar para as quartas. A fase de oitavas de final existe desde 1986, quando a Fifa adotou esse formato.

Das 10 edições desde então, o Brasil só foi eliminado uma vez nas oitavas. Na Copa de 1990 na Itália, a Seleção perdeu para a Argentina de Maradona por 1 a 0, com gol de Caniggia.

Após a derrota para os hermanos, o Brasil se complicou apenas na Copa de 2014, quando a vaga foi decidida nos pênaltis contra o Chile. As outras classificações foram tranquilas, com direito a goleada. 

LEIA TAMBÉM:

Histórico do Brasil em oitavas de final da Copa do Mundo

Brasil nas oitavas da Copa de 2018

Na edição da Rússia, o Brasil encarou o México nas oitavas e venceu por 2 a 0, com gols de Firmino e Neymar.

Brasil nas oitavas da Copa de 2014

Em 2014, na Copa do Brasil, a Seleção encarou o Chile na fase eliminatória. O jogo terminou em 1 a 1 e foi para os pênaltis. A equipe comandada pelo Felipão conseguiu a classificação ao vencer nas penalidades.

Brasil nas oitavas da Copa de 2010

Na Copa da Africa do Sul, o Brasil passou para as quartas de final com tranquilidade ao vencer o Chile por 3 a 0. Os gols foram marcado por Juan, Robinho e Luis Fabiano.

Brasil nas oitavas da Copa de 2006

No Mundial do badalado quadrado mágico, formado por Ronaldo, Ronaldinho, Adriano e Kaká, o Brasil atropelou Gana por 3 a 0. Os gols foram marcados por Ronaldo Fenômeno, Adriano Imperador e Zé Roberto.

Brasil nas oitavas da Copa de 2002

Na Copa do Penta, o Brasil venceu a Bélgica por 2 a 0. Os belgas reclamaram de um gol anulado quando o jogo ainda estava zero a zero. Os gols da Seleção foram marcados por Ronaldo e Rivaldo.

Brasil nas oitavas da Copa de 1998

Foi nessa partida que começou a história de freguesia entre Chile e Brasil nas oitavas da Copa. A Seleção venceu os chilenos por 4 a 1. Ronaldo e Cesar Sampaio marcaram duas vezes cada.

Brasil nas oitavas da Copa de 1994

A Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos nas oitavas de final na Copa do tetra. O Brasil jogou com um a menos desde o primeiro tempo, mas conseguiu a vitória com gol de Bebeto.

LEIA TAMBÉM: