Jogadores da seleção brasileira. (CBF/Flickr)
André Martins
Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 10h14.
Última atualização em 5 de dezembro de 2022 às 13h32.
O Brasil encara a Coreia do Sul nesta segunda-feira, 5, às 16h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. A partida será disputada no estádio 974, no Catar.
Se depender do histórico do Brasil nesta fase do Mundial, a Seleção deve avançar para as quartas. A fase de oitavas de final existe desde 1986, quando a Fifa adotou esse formato.
Das 10 edições desde então, o Brasil só foi eliminado uma vez nas oitavas. Na Copa de 1990 na Itália, a Seleção perdeu para a Argentina de Maradona por 1 a 0, com gol de Caniggia.
Após a derrota para os hermanos, o Brasil se complicou apenas na Copa de 2014, quando a vaga foi decidida nos pênaltis contra o Chile. As outras classificações foram tranquilas, com direito a goleada.
LEIA TAMBÉM:
Na edição da Rússia, o Brasil encarou o México nas oitavas e venceu por 2 a 0, com gols de Firmino e Neymar.
Em 2014, na Copa do Brasil, a Seleção encarou o Chile na fase eliminatória. O jogo terminou em 1 a 1 e foi para os pênaltis. A equipe comandada pelo Felipão conseguiu a classificação ao vencer nas penalidades.
Na Copa da Africa do Sul, o Brasil passou para as quartas de final com tranquilidade ao vencer o Chile por 3 a 0. Os gols foram marcado por Juan, Robinho e Luis Fabiano.
No Mundial do badalado quadrado mágico, formado por Ronaldo, Ronaldinho, Adriano e Kaká, o Brasil atropelou Gana por 3 a 0. Os gols foram marcados por Ronaldo Fenômeno, Adriano Imperador e Zé Roberto.
Na Copa do Penta, o Brasil venceu a Bélgica por 2 a 0. Os belgas reclamaram de um gol anulado quando o jogo ainda estava zero a zero. Os gols da Seleção foram marcados por Ronaldo e Rivaldo.
Foi nessa partida que começou a história de freguesia entre Chile e Brasil nas oitavas da Copa. A Seleção venceu os chilenos por 4 a 1. Ronaldo e Cesar Sampaio marcaram duas vezes cada.
A Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos nas oitavas de final na Copa do tetra. O Brasil jogou com um a menos desde o primeiro tempo, mas conseguiu a vitória com gol de Bebeto.
LEIA TAMBÉM: