Casual

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações e iguala recorde do Brasil no Oscar

O filme de Kleber Mendonça Filho foi indicado às categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco

Wagner Moura e Tânia Maria em 'O Agente Secreto' (Vitrine Filmes/Divulgação)

Wagner Moura e Tânia Maria em 'O Agente Secreto' (Vitrine Filmes/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 11h40.

Última atualização em 23 de janeiro de 2026 às 15h22.

O Brasil está oficialmente no Oscar de 2026. O Agente Secretoestrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao prêmio, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 22, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, votante e realizadora do Oscar. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 15 de março.

Além dessa indicação, o longa pernambucano recebeu outras três: Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco.

A combinação de indicações é histórica para o Brasil, mas o número não é inédito. Em 2004, outro filme brasileiro ganhou o olhar da Academia, mudou as regras de votação e recebeu quatro indicações ao prêmio — ainda que tenha saído do evento sem nenhuma estatueta.

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, é considerado um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. Lançado em 2002, o longa é uma adaptação do livro de Paulo Lins, baseado em fatos reais. Retrata a ascensão do crime organizado no Rio de Janeiro, dentro da favela Cidade de Deus, entre os anos 1960 e 1980.

O filme arrecadou uma bilheteria de US$ 30,6 milhões em todo o mundo e, com ela, as indicações a Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar, se tornando, assim, o filme brasileiro mais indicado à premiação na história.

O caminho de O Agente Secreto até o Oscar

Ambientado em Recife no ano de 1977, O Agente Secreto se enquadra como um thriller político. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um foragido misterioso que volta ao Recife para reencontrar o filho. Em busca de paz, ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A trajetória rumo a estatueta mais cobiçada do cinema começou em maio do ano passado. O título arrancou quase 15 minutos de aplauso no Festival de Cannes e saiu de lá com não um, mas quatro prêmios — Melhor Direção e Melhor Ator na disputa principal, feito histórico, e dois prêmios da Crítica (FIPRESCI). A repercussão fez com que a Neon Filmes, reconhecida distribuidora internacional de filmes indicados e vencedores do Oscar, incluísse O Agente Secreto em seu catálogo.

No começo deste ano, a produção fez história em algumas das principais premiações do cinema hollywoodianas. Levou a estatueta de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa tanto no Critics Choice Awards quanto no Globo de Ouro — cerimônia que também coroou Wagner Moura como Melhor Ator em Filme de Drama.  

No Brasil, o título chegou aos cinemas no dia 6 de novembro de 2025. Dados das Ancine mostram que O Agente Secreto já passou dos R$ 28 milhões de bilheteria. No total, mais de 1,5 milhões de pessoas assistiram ao longa nos cinemas e o filme continua em cartaz.

yt thumbnail

Já da para sonhar com o segundo Oscar do Brasil?

Ao redor do globo, as principais revistas de cultura do mundo já elencam O Agente Secreto como um dos principais candidatos ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A Variety, por exemplo, destacou que o filme também pode receber estatuetas nas categorias de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Roteiro Original (Kleber Mendonça Filho).

Desde o início do ano, O Agente Secreto vem conquistando prêmios importantes de Hollywood. As vitórias no Critics Choice Awards e no Globo de Ouro podem aumentar as chances do título levar uma nova estatueta para o Brasil.

Onde assistir 'O Agente Secreto'?

O filme está em cartaz nos cinemas desde o dia 6 de novembro. Ainda não há previsão de quando o filme chega ao streaming.

EXAME no Oscar

O Oscar de 2026 acontece no dia 15 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Quando será o Oscar de 2026?

A 98ª edição do Oscar será no dia 15 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2026?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2026?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:OscarOscar 2026FilmesCinema

Mais de Casual

A gigante chinesa por trás do mercado de tênis que compete com a Nike

Pessoas que ficam acordadas até tarde têm mais risco de doenças cardíacas, diz estudo

Clubes de membros e socialização: a nova aposta do setor de bem-estar

Look de Bad Bunny no Super Bowl chega a 185 mil reais em sites de revenda