Eleições 2022: brasileiros elegerão presidente, governadores, deputados e senadores neste ano (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 16 de agosto de 2022 às 17h08.
Última atualização em 1 de setembro de 2022 às 14h57.
Mais de 150 milhões de brasileiros devem ir às urnas nas eleições de 2022, marcadas para os dias 2 e 30 de outubro deste ano.
A campanha eleitoral começou oficialmente no último dia 16 de agosto. A partir de então, candidatos podem legalmente divulgar seus números e fazer campanha pedindo votos até a véspera da eleição.
Fique pode dentro de tudo das Eleições 2022 e veja as pesquisas eleitorais EXAME
Além da disputa presidencial, a eleição 2022 terá também votação para deputados federais e estaduais, senadores e governadores nos estados.
Veja abaixo todas as informações sobre a eleição 2022, candidatos, como votar e resultados nas pesquisas eleitorais.
As eleições de 2022 no Brasil ocorrem em dois turnos, se necessário, ambos no mês de outubro.
As urnas abrem às 8 horas e fecham às 17 horas, no horário de Brasília (que será usado para todo o país nesta eleição, incluindo estados com fuso horário distinto).
VEJA TAMBÉM: Quando serão os debates para presidente? Veja as datas para as eleições 2022
Para que não haja segundo turno, um candidato deve vencer com maioria simples dos votos válidos (não incluindo brancos e nulos). Isto é, precisa ter 50% dos votos válidos, somado a mais um único voto, no mínimo.
Os votos brancos e nulos não são contabilizados para nenhum candidato, sendo excluídos do total. Por exemplo: se de um total de 100 votos, 10 forem brancos ou nulos, o novo total passa a ser de 90 votos. Assim, para vencer no primeiro turno, um candidato precisaria obter mais da metade dos votos.
A regra vale tanto para a disputa à Presidência quanto para a disputa de governadores nos estados.
Nas eleições 2022, cada eleitor votará na seguinte ordem:
Veja aqui os números dos candidatos à Presidência da República nas urnas.
Na disputa presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta a reeleição, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nas pesquisas, na primeira vez que um presidente em exercício enfrenta um ex-presidente. O Brasil viverá sua nona eleição presidencial desde a Constituição de 1988 - o primeiro eleito sob a nova Carta foi Fernando Collor de Mello (então no PRN), em 1989.
Ao todo, foram registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 12 candidaturas na disputa à Presidência da República, mas a candidatura de Roberto Jefferson (PTB) foi negada pela Justiça Eleitoral em 1º de setembro. Restam, portanto, 11 candidatos. Eles podem ainda retirar as candidaturas até o dia do pleito. Até o momento, os candidatos são:
O ex-presidente Lula (PT) lidera nas pesquisas de intenção de voto na disputa à Presidência da República, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que figura em segundo lugar em todas as principais sondagens no primeiro turno.
Veja abaixo alguns dos últimos resultados:
No segundo turno:
No segundo turno:
LEIA TAMBÉM
Pesquisa eleitoral: Lula sobe 4 pontos e tem 45% contra 34% de Bolsonaro, diz BTG/FSB
Quando serão os debates para presidente? Veja as datas para as eleições 2022
De R$ 197 a R$ 24 milhões: o patrimônio declarado dos candidatos a presidente da República
A votação no Brasil é obrigatória para todos os brasileiros maiores de 18 anos. Jovens que tenham 16 ou 17 anos completados até a data da eleição tiveram até maio para regularizar o título e votar - quem não o fez até esta data não poderá votar nas eleições.
Para votar, é obrigatório levar no dia da eleição documento original com foto (como RG ou CNH).
O cadastro de biometria, que começou a ser realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seria unificado para todo o país, foi paralisado diante da pandemia e não é ainda obrigatório. Não é preciso levar o título de eleitor para votar, mas o número é necessário para encontrar a zona eleitoral e local de votação.
Nas eleições de 2022, toda a Câmara dos Deputados será renovada (513 cadeiras), assim como um terço do Senado (que tem ao todo 81 cadeiras).
Ao contrário de deputados, senadores têm mandato de oito anos. Os senadores eleitos neste ano, assim, só deixarão o cargo nas eleições de 2030.
Para deputados federais:
Cada um dos 26 estados mais Distrito Federal têm direito a certo número de deputados, a depender do tamanho da população.
O número de deputados por estado varia entre 8 e 70 cada, a depender do tamanho da população:
Para senadores:
Cada um dos estados e Distrito Federal tem direito a três senadores, igualmente, independentemente do tamanho da população.
Um eleitor só pode votar em candidatos a deputado federal e senador de seu próprio estado, que cumprirão as cotas de representação daquela unidade da federação.
O primeiro turno ocorre em 2 de outubro. Na ocasião, os eleitores escolherão candidatos para:
O segundo turno ocorre em 30 de outubro. Na ocasião, os eleitores escolherão candidatos para: