Soraya Thronicke: candidata defende imposto único e fim da corrupção

Quem é Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República
 (Marcos Oliveira/Agência Senado)
(Marcos Oliveira/Agência Senado)
D
Da Redação

Publicado em 19/08/2022 às 15:49.

Última atualização em 02/09/2022 às 11:46.

Nome: Soraya Vieira Thronicke
Vice: Marcos Cintra
Partido: União Brasil
Idade: 49 anos
Data de nascimento: 1º/6/1973
Ocupação: senadora
Grau de instrução: superior completo
Estado civil: casada
Município de nascimento: Dourados (MS)

Este conteúdo faz parte do guia de Eleições 2022 na EXAME. Clique aqui e veja tudo sobre as últimas pesquisas eleitorais, candidatos e notícias.


Resumo da candidata

Opção do União Brasil para conquistar o eleitorado de direita que não está satisfeito com a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), a advogada e empresária Soraya Thronicke ficou conhecida na política em 2013, durante as manifestações contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). 

Soraya nasceu em Dourados (MS) e foi criada em Campo Grande. É dona de uma rede de motéis no estado, junto com a família. Formou-se em Direito em 2002 e, em 2006, concluiu um MDB em Direito Empresarial. Também é pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família e Sucessões.

Em 2018, Soraya foi eleita pela primeira vez a um cargo público, de senadora, pelo PSL do Mato Grosso do Sul, com 16,19% dos votos válidos. O PSL se fundiu ao DEM, formando o União Brasil. No início de agosto de 2022, após o deputado federal Luciano Bivar abrir mão da candidatura à Presidência, Soraya foi a escolhida para disputar o posto pelo partido.

A senadora defende um governo liberal na economia e contra a corrupção. Ela também é a favor de uma reforma tributária, com a criação de um imposto único. Em 2019, foi eleita presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Leia tudo sobre os candidatos a presidente 2022 e mais sobre eleições na EXAME.