José Maria Eymael

Aos 82 anos, o presidente do Democracia Cristã concorre ao posto de presidente da República
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Agência Brasil)
(Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Agência Brasil)
Por Da RedaçãoPublicado em 15/05/2022 08:00 | Última atualização em 19/05/2022 18:29Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Nome: José Maria Eymael
Vice: Lucas Salles
Partido: Democracia Cristã
Idade: 82 anos
Data de nascimento: 02/11/1939
Ocupação: bacharel em direito
Grau de instrução: superior completo
Estado civil: casado
Município de nascimento: Porto Alegre (RS)

Resumo do pré-candidato

Um dos mais longevos representantes da política nacional, José Maria Eymael, de 82 anos, presidente da Democracia Cristã, acompanhou alguns dos principais momentos da vida pública brasileira. Eymael foi correligionário do ex-presidente Jair Quadros, eleito em 1960, e esteve ao lado de Ulysses Guimarães e Mário Covas em 1988 durante a Assembleia Nacional Constituinte.

Em 1998, disputou a presidência da República pela primeira vez, concorrendo com candidatos como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que seria reeleito naquele ano. Quatro anos mais tarde, concorreu novamente, chegando em quinto lugar, sua melhor performance. Eymael disputa agora sua sexta eleição para o cargo máximo do Executivo.

Com uma campanha baseada em uma agenda reformista, no campo econômico, e conservadora nos costumes sociais – Eymael costuma frisar a importância dos “valores da família” – o ex-deputado federal traçou uma estratégia baseada na comunicação pelas redes sociais. Na última eleição, em 2018, optou por um caminho semelhante. Na ocasião, declarou neutralidade no segundo turno, após chegar em penúltimo lugar com 41.710 votos (0,04% do total válido) na primeira fase da disputa.