Eleições

Vera Lúcia: presidenciável do PSTU propõe estatizar as maiores empresas

Quem é Vera Lúcia, candidata do PSTU à Presidência da República

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2022 às 08h00.

Última atualização em 16 de agosto de 2022 às 17h04.

Nome: Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado
Vice: Raquel Tremembé
Partido: PSTU
Idade: 55 anos
Data de nascimento: 12/09/1967
Ocupação: socióloga
Grau de instrução: superior completo
Estado civil: casada
Município de nascimento: Inajá (PE)

Este conteúdo faz parte do guia de Eleições 2022 na EXAME. Clique aqui e veja tudo sobre as últimas pesquisas eleitorais, candidatos e notícias.


 

Resumo da candidata

Uma das fundadoras do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e presidente da legenda em Sergipe, Vera Lúcia Salgado é novamente a opção do partido para concorrer às eleições presidenciais em outubro. No pleito de 2018, conseguiu 55,7 mil votos, o equivalente a 0,05% do eleitorado.

Aos 55 anos, a socióloga, graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), nunca teve um cargo público, mas disputou alguns: além de ter sido candidata à Presidência, em 2018, tentou a prefeitura de Aracaju (2004, 2008, 2012 e 2016), o governo de Sergipe (2010), uma cadeira na Câmara dos Deputados (2006 e 2014) e a prefeitura de São Paulo (2020).

Antes de tentar cargos públicos, Vera Lúcia trabalhou como garçonete, datilógrafa e faxineira. Aos 19 anos, começou a atuar no movimento sindicalista, enquanto trabalhava em uma indústria de calçados, e chegou a ser diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.

Vera Lúcia foi filiada ao PT, mas foi expulsa do partido em 1992, junto com outros integrantes de um grupo que defendia o impeachment do então presidente Fernando Collor, a Convergência Socialista. Com a expulsão, a socióloga decidiu ajudar a fundar o PSTU, que se define como um partido socialista e revolucionário.

Recentemente, afirmou em sabatina da Folha de S.Paulo com o Uol que, se for eleita, vai estatizar as cem maiores empresas do país e passar o comando delas para trabalhadores. Vera Lúcia também teceu críticas ao PT nos últimos anos. Afirma que o partido traiu a classe trabalhadora ao se envolver em corrupção e fazer privatizações.

A candidata do PSTU comparou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também candidato à Presidência, ao atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Para ela, os dois atuam de forma semelhante na condução da economia, apesar de serem diferentes politicamente.

Saiba mais sobre Vera Lúcia

Leia tudo sobre os candidatos a presidente 2022 e mais sobre eleições na EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022PolíticaPSTU — Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado

Mais de Eleições