Brasil

Pesquisa AtlasIntel: Mitidieri tem 41,3% e Valmir, 34,2%, no 1º turno em Sergipe

Atual governador lidera corrida eleitoral em todos os cenários, vence projeções de segundo turno e tem aprovação de 48% no estado

Governo de Sergipe: Mitidieri lidera disputa em primeiro e, possível, segundo turno (Divulgação/Exame)

Governo de Sergipe: Mitidieri lidera disputa em primeiro e, possível, segundo turno (Divulgação/Exame)

Diandra Guedes
Diandra Guedes

Colaboradora

Publicado em 10 de setembro de 2026 às 17h43.

Última atualização em 10 de setembro de 2026 às 17h49.

Priorizar nos meus resultados Google

Fábio Mitidieri (PSD), atual governador de Sergipe, segue se consolidando como o principal nome para a eleição de 2026. O cenário é confirmado pela pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira, 10.

No principal cenário estimulado de primeiro turno, o candidato marca 41,3% das intenções de voto, seguido por Valmir de Francisquinho (Republicanos), com 34,2%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.

Ainda na primeira simulação, Ricardo Marques (PL) pontua 14,4%, acompanhado por Dr. Helton (PSOL), que tem 5,2%.

Entre os demais nomes testados, Taty Cristina de Jesus (DC) atinge 1,3% e Emanuel Cacho (PSDB) registra 0,5%. Os eleitores que declaram voto branco ou nulo somam 2,4%, enquanto 0,8% não souberam responder.

Em um segundo cenário projetado sem a presença de Valmir, Fábio amplia a vantagem para 44,6%. Nessa formatação, Ricardo Marques assume a segunda posição com 25,1%, seguido por Dr. Helton (6,7%), Taty Cristina (4,2%) e Emanuel Cacho (1,2%). O índice de brancos e nulos salta expressivamente para 15,7%.

Simulações de segundo turno apontam vitórias do atual governador

Nas projeções de confronto direto para o segundo turno, o candidato do PSD mantém o favoritismo contra seus principais adversários. Em um eventual embate contra o nome do Republicanos, Fábio venceria por 47,6% a 40,5%, com 11,9% de indecisos, brancos ou nulos.

Já em uma disputa direta contra Ricardo Marques, o atual governador registra 49,2%, contra 29,8% do candidato do PL.

A pesquisa também mediu um cenário alternativo de segundo turno sem o atual mandatário: neste caso, Valmir derrotaria Marques por 44,9% a 26,8%.

Avaliação do executivo e índices de rejeição em Sergipe

O levantamento aferiu a percepção sobre a atual administração estadual, apontando que 48% aprovam a gestão de Fábio, enquanto 41% desaprovam. Quando questionados se o atual governador merece a reeleição, o cenário mostra forte divisão: 46,2% dizem que sim e 44,3% afirmam que não.

Na esfera federal, o desempenho do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% de aprovação e 43% de desaprovação em Sergipe. A pesquisa também avaliou as gestões municipais, revelando que os prefeitos possuem, na média, 53% de aprovação e 36% de desaprovação.

Entre os pré-candidatos focados na corrida pelo governo, Fábio é rejeitado por 32,1%, Valmir por 27,1% e Ricardo Marques possui a menor taxa de resistência, com 16,9%.

O perfil demográfico do eleitorado sergipano

O cruzamento de dados revela que a liderança de Mitidieri é impulsionada pelos eleitores mais velhos, atingindo 62,4% na faixa de 60 a 100 anos. O governador também consolida vantagem entre aqueles que possuem apenas o ensino fundamental (45,7%) e os eleitores que votaram em Lula no pleito de 2022 (50%).

Por outro lado, Valmir de Francisquinho encontra sua maior força no eleitorado evangélico, segmento onde lidera com 40,9% das intenções. O candidato do Republicanos também apresenta robustez na faixa etária de 25 a 34 anos (52,1%) e entre os que escolheram Jair Bolsonaro no último segundo turno (36,7%).

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 1.260 eleitores entre 4 e 9 de setembro de 2026, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela própria AtlasIntel e está registrado no TSE sob o protocolo SE-03800/2026.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026

Mais de Brasil

PT em transe? Avanço de Flávio amplia pressão de aliados sobre comando da campanha de Lula

Real Time: Van Hattem, d'Ávila e Sanderson empatam na corrida ao Senado no Rio Grande do Sul

Real Time Big Data: Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 39%, no Rio Grande do Sul

Flávio Bolsonaro diz que operação sobre Dark Horse é 'tentativa de interferência' na eleição