Como consultar o Bolsa Família pelo CPF e pelo código NIS
Confira todas as formas de consultar a situação do seu benefício no Bolsa Família
Jornalista freelancer
Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 14h44.
O Bolsa Família , projeto que atende cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil, conta com um amplo sistema de comunicação para aqueles que desejam consultar sobre o status do benefício, além de ter mais informações sobre os serviços. O pagamento é do benefício é feito com base no final do número NIS do beneficiário.
É comum que os beneficiários do programa verifiquem mensalmente suas contas para saberem a data de pagamento e/ou a disponibilidade do valor a ser recebido. Por isso, separamos algumas dicas com as principais formas de consultar o seu Bolsa Família, uma vez que é possível consultar número do NIS para saber o dia de pagamento do seu Bolsa Família, confira a seguir.
Como saber se meu Bolsa Família foi aprovado?
Existem vários meios para que você consiga consultar a situação do Bolsa Família, inclusive se ele foi aprovado ou não. Pelos smartphones, é possível verificar por aplicativos que podem ser instalados via sistema operacional IOS e Android, além de opções por telefone e site.
Assim como qualquer consulta envolvendo o benefício, é possível esclarecê-las utilizando o CadÚnico, Portal do Cidadão, na Central do Ministério da Cidadania e no site do Calendário Bolsa Família.
Como consultar o Bolsa Família pelo CPF
Hoje em dia você pode consultar o Bolsa Família pela Caixa, CadÚnico, pelo telefone entre outros. Os meios de consulta podem variar dependendo da região e da possibilidade de acesso a internet.
Acompanhe algumas das formas de consultar o Bolsa Família no material que preparamos a seguir:
Portal Cidadão da Caixa
Além do Bolsa Família, no portal cidadão da caixa pode-se verificar vários outros benefícios seguindo o mesmo passo a passo:
- Basta acessar o site https://cidadao.caixa.gov.br/;
- Preencha seu CPF no login;
- Coloque a senha (A mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família);
- Selecione a consulta do benefício Bolsa Família.
Ministério da Cidadania - número 121
Sendo o ministério encarregado pela pasta do Bolsa Família, o Ministério da Cidadania tem um canal de comunicação com beneficiários do programa.
Para se comunicar com o Ministério da Cidadania, é necessário que se faça uma ligação para o número 121, correspondente ao ministério. Ao ligar:
- Disponibilize seu nome completo;
- Informe seu CPF;
- Consulte a respeito de suas dúvidas acerca do benefício.
CadÚnico
O CadÚnico (Cadastro Único) é um registro que tem como finalidade rastrear, filtrar e promover políticas públicas com base nos dados captados.
A consulta do Bolsa Família feita pelo CadÚnico segue quase as mesmas etapas encontradas para quando tenta-se consultar o benefício pelo Dataprev. É super simples e os meios não se diferem muito das plataformas do Ministério da Cidadania e do Portal Cidadão da Caixa.
Basta seguir alguns passos e fornecer poucas informações que você será atendido por alguém responsável em tirar as suas dúvidas:
- Acesse o site ou aplicativo do CadÚnico;
- Insira seu CPF como login;
- Disponibilize a senha cadastrada no gov.br.
Consultar calendário Bolsa Família pelo número do NIS
Este é o mais novo entre os métodos de consulta do Bolsa Família. O site Calendário Bolsa Família foi criado com o objetivo de antecipar a divulgação das datas de recebimento do benefício e facilitar a verificação das datas por parte dos beneficiários.
Para consultar o Bolsa Família pelo site doCalendário Bolsa Família, basta:
- Acesse o site www.bolsafamiliacalendario.com.br
- Clicar em "Consulte seu dia de pagamento";
- Informe o mês e número final do seu NIS;
- Pronto, você já poderá verificar o dia exato do recebimento da próxima parcela.
Veja que para todas as formas de consulta do Bolsa Família, apenas usando o seu CPF já é possível ter acesso aos dados. E se você tem dúvidas com relação ao seu número NIS para realizar a consulta pelo Site calendário Bolsa Família, veja como saber o seu número NIS usando apenas o CPF.
Leia também: