INSS (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr/Agência Brasil)
Jornalista freelancer
Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 09h00.
Para que os beneficiários do INSS possam fazer solicitações previdenciárias, foi criada a carta de concessão do benefício. O documento tem a função de comprovar o direito aos benefícios solicitados.
Neste texto, vamos te mostrar como emitir uma carta de concessão online e quais informações você encontrará no documento.
A carta de concessão do INSS nada mais é do que a prova de que o benefício solicitado foi concedido, e é lá que estão registrados as principais informações sobre o pedido, como:
E para emitir a carta de concessão é bem fácil, pois todo o processo é feito de maneira online, sem a necessidade de solicitação presencial. Você poderá conferir o passo a passo de como solicitar logo abaixo.
Na carta de concessão do INSS constam todas as informações referentes aos benefícios que o cidadão obtém. Veja no detalhe quais dados você pode encontrar na carta de concessão:
Quando você recebe a informação de que o benefício foi concedido, significa que o INSS aprovou a sua solicitação e agora você será contemplado com o direito ao benefício solicitado.
Nenhuma carta tem prazo indeterminado, inclusive os dados devem ser atualizados com certa periodicidade.
Há também um prazo para que o benefício seja depositado para o cidadão. O prazo pode variar de acordo com a data em que as informações referentes ao cadastro foram enviadas.
Há um prazo mínimo para o pagamento do primeiro benefício de 45 dias, de acordo com o regulamento da previdência social, mas este pode sofrer alterações e ser prolongado.
É possível emitir a carta de concessão de benefício online pelo site ou aplicativo do INSS, o Meu INSS. Preparamos um passo a passo para que você consiga emiti-la facilmente:
Caso a solicitação do seu benefício no INSS seja indeferida, ainda é possível recorrer para que o órgão faça uma nova análise do seu pedido e documentação. Esse processo geralmente leva em torno de 30 dias a partir do recebimento do recurso pelo INSS.
Quando o benefício é indeferido, não há carta de concessão. Você só terá acesso a esse documento quando o pedido for aprovado.
Sim, é possível, basta que você solicite-a seguindo passo a passo abaixo e conseguirá imprimi-la: