(Tomaz Silva/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 4 de outubro de 2024 às 15h36.
Última atualização em 4 de outubro de 2024 às 15h36.
As eleições municipais de 2024, que acontecem nos dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno, se necessário), exigem que eleitores e eleitoras compareçam às urnas munidos de um documento oficial com foto. Diferente do que muitos pensam, não é obrigatório apresentar o título de eleitor.
ACOMPANHE OS RESULTADOS PARA PREFEITURA NAS CAPITAIS
Confira abaixo os detalhes sobre os documentos válidos e algumas orientações importantes.
Para comprovar sua identidade, você pode apresentar um dos seguintes documentos oficiais com foto, mesmo que estejam vencidos:
Certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas para fins de identificação, pois não possuem foto. Da mesma forma, a carteira de trabalho digital não pode ser usada no dia da votação.
1. Verifique sua documentação com antecedência, garantindo que ela esteja em boas condições e legível.
2. Caso utilize o e-Título, certifique-se de que o aplicativo está atualizado e de que sua foto foi registrada na biometria.
3. Embora o título eleitoral não seja obrigatório, levá-lo pode facilitar a localização de sua zona e seção eleitoral.
Ao entrar na cabine de votação, é proibido portar celulares, câmeras ou outros dispositivos de gravação. Esses equipamentos devem ser entregues à mesa receptora antes do voto.
A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.
Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.