Brasil

Assinaturas digitais utilizando o Gov.br crescem 92% em 2025

Entre janeiro e maio, plataforma do governo federal registrou 75 milhões de assinaturas eletrônicas avançadas, quase o dobro de 2024

 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

(Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de maio de 2025 às 18h15.

Última atualização em 30 de maio de 2025 às 19h08.

O uso da assinatura eletrônica avançada Gov.BR, ferramenta do governo federal para validar documentos digitais com segurança jurídica, cresceu 92% em 2025.

Entre janeiro e maio deste ano, foram realizadas 75 milhões de assinaturas, ante 39 milhões no mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou que o serviço é “simples, rápido e facilita o dia a dia dos mais de 167 milhões de usuários do Gov.BR”. Ele reforça que a assinatura pode ser feita a partir do celular, evitando deslocamentos e poupando tempo das pessoas para atividades pessoais, como estar com a família.

De acordo com a legislação brasileira, a assinatura Gov.BR é classificada como avançada, o que garante segurança no processo de assinatura. Isso porque é associada individualmente ao signatário e qualquer alteração posterior no documento digital é detectável, aumentando o nível de confiança na autenticidade do documento.

Para usar o serviço, o usuário precisa ter uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.BR. O nível Prata é obtido por meio do reconhecimento facial associado à foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação dos dados em um dos 14 bancos credenciados pela plataforma.

Já o nível Ouro, que oferece acesso completo aos serviços públicos digitais e maior segurança, exige reconhecimento facial com base em dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

A plataforma Gov.BR reúne atualmente mais de 4,5 mil serviços digitais, entre os quais destacam-se o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. A ferramenta também permite que os usuários busquem serviços conforme seu perfil — seja estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Gov.br ampliando a digitalização de serviços públicos

O avanço da digitalização no setor público brasileiro tem no Gov.BR um dos pilares centrais. A plataforma, que integra serviços essenciais para milhões de brasileiros, tem apostado na simplificação e segurança dos processos, com a assinatura eletrônica avançada sendo um exemplo desse movimento.

O crescimento expressivo do uso dessa ferramenta reflete tanto a demanda por soluções práticas quanto o esforço do governo para ampliar o acesso digital com garantias legais e tecnológicas.

Essa tendência tende a se fortalecer, dada a adesão crescente e o impacto na redução de burocracia e custos operacionais, alinhando-se a práticas globais de transformação digital no setor público.

Como fazer a assinatura eletrônica pelo Gov.br?

  • Faça login usando seu CPF e senha e insira o código de verificação, se habilitado. Você será direcionado para a tela de "Assinatura de documento";
  • Adicione o arquivo a ser assinado, escolhendo-o em seu dispositivo. O arquivo deve estar nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF, com até 100MB;
  • Escolha o local da assinatura no documento, clicando para definir sua posição e, em seguida, clique em "Assinar digitalmente" para validar a assinatura;
  • Assine o documento e receba o código de autorização no aplicativo Gov.BR. Permita o recebimento de notificações do aplicativo em suas configurações para facilitar o processo;
  • Baixe o documento assinado e escolha o local para salvar o arquivo no seu celular ou computador. Evite imprimir o arquivo, pois a versão impressa não incluirá a assinatura válida. Ou seja, ele só é válido digitalmente. 
  • Consulte a assinatura do documento no site https://validar.iti.gov.br, no app VALIDAR para Android e iOS, ou no portal de assinatura, onde as assinaturas serão listadas próximo ao documento.
Acompanhe tudo sobre:Investimentos de governoTecnologiacibersegurançaseguranca-digital

Mais de Brasil

Governo Lula condena ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã

Brasileira desaparecida em vulcão foi deixada para trás por guia, diz imprensa da Indonésia

Rio Grande do Sul tem 126 municípios afetados pelas chuvas, mas número de pessoas desalojadas cai

Maioria da população apoia a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos, diz pesquisa