Pop

Céline Dion tem doença rara que a faz perder controle sobre os músculos

A cantora é conhecida pela música tema do filme 'Titanic' e canta na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024

Céline Dion é conhecida pela música tema do filme 'Titanic' e canta na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 (Monica Schipper/Getty Images)

Céline Dion é conhecida pela música tema do filme 'Titanic' e canta na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 (Monica Schipper/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de julho de 2024 às 13h10.

Última atualização em 26 de julho de 2024 às 13h16.

Céline Dion, conhecida pela música tema do filme "Titanic" e também por sua participação na cerimônia de abertura das Olímpíadas de Paris 2024, tem uma doença rara que a faz perder o controle sobre os músculos. Em 2022, a cantora de 55 anos foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida, uma condição que provoca espasmos musculares e rigidez.

Em uma entrevista recente à revista 7Jours, a irmã de Céline, a também cantora Claudette Dion, afirmou que a tão famosa voz por trás de "My Heart Will Go On" já perdeu o controle dos músculos.

"Há quem tenha perdido as esperanças, porque é uma doença ainda desconhecida”, disse ela. “Ela [Céline] trabalha muito, mas não tem controle dos músculos. O que me dói é que ela sempre foi disciplinada, sempre trabalhou duro nos nossos sonhos e nos dela. A ideia é voltar aos palcos. Em qual estado? Não sei. As cordas vocais são músculos e o coração também é um músculo. Isso é o que me pega”, completou.

O fato da doença ser mais rara também é um entrave para um tratamento rápido e efetivo. "Como é um caso em um milhão, os cientistas não fizeram tantas pesquisas, porque não acomete tantas pessoas”, especula ela. Mas sem perder a esperança. "Estamos cruzando os dedos para que os pesquisadores encontrem um remédio para esta doença terrível”.

Assim que revelou seu diagnóstico ao público, Céline Dion cancelou toda a agenda de shows até 2024. Ela mora hoje com Claudette e está sob cuidados da família. 

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida?

A Síndrome da Pessoa Rígida é uma rara doença autoimune, que atinge cerca de uma a duas pessoas em 1 milhão. Ela afeta o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa perca o controle dos músculos e apresente espasmos bastante doloroos, acompanhados por rigidez.

Apesar de ter tratamento, não há uma cura para a Síndrome da Pessoa Rígida.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024

Mais de Pop

Olimpíadas Paris 2024: ingressos para abertura chegam a R$ 16,5 mil

Quanto Céline Dion receberá para cantar na abertura das Olimpíadas de Paris 2024?

Dia dos avós: entenda a origem da data — e se é feriado no Brasil

Frases para o Dia dos Avós: 10 mensagens para celebrar e emocionar

Mais na Exame