(Viktoriya Dikareva/Getty Images)
Agência
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 15h23.
As vendas de robôs aspiradores aumentaram drasticamente no festival de compras Double 11 deste ano, impulsionadas pela política de subsídio do governo chinês, que incentiva a troca de equipamentos usados por novos. Dados da Suning.com revelaram que, entre 14 de outubro e 11 de novembro, as vendas de robôs aspiradores inteligentes subiram 200% em relação ao ano anterior.
Segundo o portal chinês Yicai, no período de 14 de outubro até 12 de novembro, as marcas Ecovacs, Roborock, Dreame, Narwal e Tineco se destacaram no ranking de vendas de eletrodomésticos de limpeza na JD.com. A marca Roborock chegou a ocupar o primeiro lugar temporariamente, ilustrando a intensa competição entre as principais fabricantes.
A taxa de penetração dos robôs aspiradores domésticos na China ainda é baixa, cerca de 5%. No entanto, o subsídio governamental, apelidado de “subsídio nacional”, tem contribuído para a popularização desses dispositivos ao reduzir seus preços. Na JD.com, robôs de médio e alto nível, com preços entre RMB 2.000 e RMB 7.000, tiveram alta demanda, levando alguns modelos a se esgotarem ou entrarem em pré-venda. Além disso, surgiram mais opções de robôs aspiradores populares abaixo de RMB 1.000.
De acordo com analistas da All View Cloud Data Technology, após a implementação do subsídio, de 26 de agosto a 13 de outubro deste ano, as vendas no varejo de robôs aspiradores cresceram 63% online e 94% em lojas físicas.
Embora os eletrodomésticos de limpeza não estejam entre as principais categorias contempladas pelo “subsídio nacional” (que inclui TVs, ar-condicionados, e geladeiras), várias regiões ampliaram a política para incluir robôs aspiradores. Atualmente, com uma taxa de penetração de apenas 5%, o mercado ainda tem espaço para crescimento. Caso essa taxa alcance 10%, espera-se que os preços dos robôs aspiradores continuem caindo, favorecendo sua popularização.
Um relatório da All View Cloud Data Technology destacou que este ano os consumidores conseguiram adquirir eletrodomésticos de limpeza a preços mais baixos. No entanto, sem a garantia de subsídios para o próximo ano, as empresas enfrentam o desafio de manter a demanda e a estabilidade dos lucros, especialmente se houver redução nos preços.