Mundo

Itália tem o menor número de casos de covid-19 em quatro dias

Com os casos em queda, população pede para governo acelerar o fim das medidas de isolamento social

Itália: país foi o primeiro europeu a adotar medidas de quarentena (Fabrizio Villa/Getty Images)

Itália: país foi o primeiro europeu a adotar medidas de quarentena (Fabrizio Villa/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2020 às 16h42.

Última atualização em 9 de maio de 2020 às 17h29.

A Itália registrou neste sábado menor número de novos casos de coronavírus em quatro diasAs autoridades sanitárias locais divulgaram hoje que foram confirmados 1.083 casos no período de 24 horas. No dia anterior, o país havia anunciado 1.327 novos casos.  

No total, a Itália registrou até agora 218.268 casos de covid-19. É o terceiro país com maior número de casos confirmados, atrás dos Estados Unidos e da Espanha. Em número de mortes a Itália também ocupa o terceiro lugar, com 30.395 óbitos.  O número diário de óbito caiu de 243 na sexta-feira para 194 neste sábado.

A Itália foi o primeiro país europeu a adotar medidas de quarenta. No dia 9 de março, o governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte impôs quarentena em todo o país, restringindo o movimento da população e determinando o fechamento temporário de lojas e negócios não essenciais. 

Depois de atingir o pico no fim de março, o número diário de mortes por coronavírus no país vem caindo de forma consistente, o que leva um crescente número de italianos a pedir pelo relaxamento das restrições. Hoje, o diário Corriere della Sera divulgou uma pesquisa mostrando que 58% dos italianos querem que todos os setores econômicos no país sejam retomados o mais rápido possível.  

Na última segunda-feira, dia 4, o governo iniciou um relaxamento das medidas de isolamento social. Ao todo, mais de 4,5 milhões de italianos foram autorizados a retornar ao trabalho. Alguns negócios, como bares, restaurantes e o comércio varejista, porém, continuam seguindo as restrições e ainda não podem operar normalmente. O governo se mostra cauteloso em aliviar a quarentena, mas está considerando a possibilidade de autorizar a reabertura das lojas antes de 18 de maio, conforme previu inicialmente.  

A Itália é um dos países europeus que sofrerão maior impacto econômico com a pandemia do coronavírus. O Fundo Monetário Internacional prevê que a economia italiana terá uma retração de 9,1% em 2020. Um prognóstico tenebroso para um país que, no ano passado, já havia crescido apenas 0,3%. 

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEuropaEXAME-no-InstagramItália

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos