Repórter
Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 07h41.
Encerra-se nesta segunda-feira, 29, o prazo para sacar o abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023. Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 141 mil trabalhadores ainda não retiraram o benefício, que soma mais de R$ 145,7 milhões disponíveis.
Têm direito ao abono trabalhadores que atuaram por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários mínimos mensais.
Informações sobre banco de recebimento, datas e valores — inclusive de anos anteriores — podem ser consultadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
Assim como em 2024, o calendário de pagamentos foi unificado: tanto empregados da iniciativa privada quanto servidores públicos recebem de acordo com o mês de nascimento. Atualmente, o saque está disponível na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. A última leva de pagamentos foi liberada em agosto para nascidos em novembro e dezembro.
Até agora, foram pagos R$ 30,7 milhões a 26,5 mil trabalhadores, o que representa 99,47% do público previsto. Após o prazo, os valores não sacados serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Nesse caso, ainda é possível recuperar o benefício, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.
Via de regra, o abono está disponível para aqueles que trabalharam ao menos 30 dias no ano-base de referência (2023) e receberam remuneração de até dois salários mínimos por mês.
Confira abaixo o que é preciso para ter direito ao benefício:
Alguns grupos ficam de fora dos critérios de pagamento do PIS/Pasep. São eles:
Para consultar o banco de recebimento do benefício, a data e os valores pagos, em 2025 e nos anos anteriores, os trabalhadores precisam acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho ou o portal Gov.Br.
Além do Gov.Br e aplicativo, os trabalhadores do setor privado podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.