INSS: pagamento de 2024 começa no dia 25 de janeiro (Agência Brasil/Agência Brasil)
Repórter de finanças
Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 11h16.
Última atualização em 11 de janeiro de 2024 às 11h22.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu o calendário de pagamentos dos benefícios para 2024. O primeiro depósito é no dia 25 de janeiro. Podem receber os valores aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320).
Para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual.
Quase 39 milhões segurados serão contemplados com os valores, que serão depositados diretamente na conta do beneficiário. Para quem tem conta-benefício, deve sacar o dinheiro ou transferir, já que neste modelo não é possível usar a função débito.
É possível verificar o número do benefício do INSS de três formas:
No site do INSS é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. Veja o passo a passo:
Outra forma de consultar o número do INSS é no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e IOS). Também é possível agendar serviços como perícias médicas e solicitação de benefícios. Veja o passo a passo:
Uma das formas para consultar o número do benefício é ligar na central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Será apenas necessário informar o número do CPF.
Para consultar o recurso no INSS não é necessário comparecer presencialmente em nenhuma agência. Para isso, basta acessar o aplicativo "Meu INSS" com os mesmos dados de login e senha cadastrados no momento da solicitação do requerimento e procurar pela opção “Consultar Pedidos”.
Você também pode consultar o status do seu requerimento e esclarecer dúvidas sobre o processo pelo telefone 135, que está disponível de segunda à sábado das 7 às 22 horas. Para utilizar esse e outros canais de atendimento, tenha em mãos documentos pessoais, como CPF, para facilitar a identificação.
De toda forma, para todos esses requerimentos, é fundamental seguir as orientações especificadas no INSS e estar atento às possíveis mudanças na legislação ou nos procedimentos do Instituto.