Invest

Ibovespa tem 10ª queda seguida com pressão de Vale e China

Risco de calote de uma das maiores empresas do setor imobiliário chinês derruba bolsa

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 14 de agosto de 2023 às 10h30.

Última atualização em 14 de agosto de 2023 às 17h17.

O Ibovespa registrou seu 10º pregão seguido de queda nesta segunda-feira, 14, pressionado por turbulências na China. O principal índice da B3 caiu 1,06%, aos 116.810 pontos – seu menor patamar em dois meses. O Ibovespa não caía por tantas sessões consecutivas desde janeiro de 1980, nos cálculos do Trademap.

Ibovespa agora

  • IBOV: - 1,06%, aos 116.810 pontos

As principais bolsas chinesas fecharam em queda hoje depois que uma crise no setor imobiliário do país levou a Country Garden, uma das maiores incorporadoras da China, ao risco de calote da dívida.

A empresa não conseguiu pagar os juros de empréstimos na última semana e pode entrar em recuperação judicial em setembro se não conseguir honrar os pagamentos.

A notícia surpreendeu já que o grupo está na lista da revista Forbes de 500 maiores empresas do mundo e sua presidente, Yang Huiyan, era  até recentemente a mulher mais rica da Ásia segundo a AFP.

As ações da Country Garden fecharam em queda recorde na bolsa de Hong Kong nesta madrugada, recuando 18%. 

"As notícias da China trouxeram preocupações sobre a economia do país como um todo. A recuperação chinesa está bem mais lenta do que o projetado. O setor imobiliário está muito alavancado na China e há risco de uma crise mais séria, se o governo não fizer estímulos mais agressivos", disse em nota Leonel Mattos, analista de mercado da StoneX.

O clima de instabilidade afetou a Vale (VALE3), que é a empresa com maior peso no Ibovespa – a mineradora representa, sozinha, 12,6% do índice. As ações da empresa caíram forte, e pressionaram a bolsa para baixo. Foi o quinto pregão seguido de baixa da mineradora.

No Brasil, economistas repercutem o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de junho. O indicador, conhecido como "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,64%, pouco acima do consenso de 0,6%.

Maiores altas do Ibovespa

  • Alpargatas (ALPA4): + 1,51%
  • Suzano (SUZB3): + 1,50%
  • CPFL Energia (CPFE3): + 1,19%

Maiores quedas do Ibovespa

Que horas fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:Ibovespa

Mais de Invest

ETF da Argentina bate recorde de investimentos e mostra otimismo de Wall Street com Milei

Ibovespa avança à espera de fiscal; ações do Carrefour sobem

BC comunica vazamento de dados de 1,3 mil chaves do Pix, o 12º do ano

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira