Ibovespa fecha em alta com dados da inflação no Brasil e EUA
O dia começou com a divulgação do IPCA no Brasil, e do CPI nos EUA; movimento das empresas também agitam a bolsa
Repórter de Invest
Publicado em 12 de março de 2024 às 10h44.
Última atualização em 12 de março de 2024 às 18h10.
O Ibovespa desta terça-feira, 12, fechou em alta. O principal índice da bolsa de valores brasileira subiu 1,22%, aos 127.668 pontos. A sessão de hoje foi embalada pelos dados da inflação, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. Junto a isso, a Petrobras (PETR4) continua a movimentar o índice com novos desdobramentos depois da história dos dividendos extraordinários retidos.
Antes da abertura do mercado, o IBGE publicou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de fevereiro e mostrou um avanço de 0,83%. O resultado superou o consenso de mercado, que apontava para uma variação de 0,78%, mas ficou levemente abaixo do contabilizado no mesmo mês de 2023, que ficou em 0,84%. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,50%.
Na avaliação de Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, no contexto do indicador, observa-se uma aceleração nos serviços, mas o índice subjacente, que exclui componentes mais voláteis, desacelerou de 0,76 para 0,44. “A difusão - medida que indica quantos itens variaram ao mesmo tempo - passou de 65 para 67. Esses dados são relevantes para uma análise mais aprofundada da situação econômica. É provável que o Banco Central mantenha sua política de cortes de 0,5% neste mês, seguindo um ritmo de redução gradual a cada duas reuniões.”
Ibovespa hoje
IBOV: +1,22%, aos 127.668 pontos.
Outro dado inflacionário do dia veio dos EUA. Por lá, o Departamento do Trabalho apontou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em fevereiro ante o mês anterior. O resultado ficou em linha com as projeções do mercado. Já o núcleo do indicador, avançou 0,4% na comparação mensal, e 3,2% na anual. Leonel Mattos, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, destaca que a expectativa para a variação mensal do núcleo fosse de 0,3%, o que fez com que tenham sido três meses consecutivos em que a inflação americana ficou mais alta do que se antecipava.
No entanto, o especialista destaca que há sinais de que há uma pressão sobre os preços menos voláteis. “No mês passado, o que impulsionou o crescimento do núcleo dos preços foram os custos da habitação particular. Neste mês, o que impulsionou foram os preços dos carros usados. Uma possível explicação para essa reação mais branda do mercado a uma leitura inflacionária mais forte, pode estar no fato de que a cada mês se altera o que está pressionando a inflação americana.”
No radar corporativo, a Petrobras seguiu balançando o índice brasileiro. Ontem, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, teve um encontro com o presidente Lula a fim de tratarem dos dividendos extraordinários. O chefe do Executivo, inclusive, chegou a criticar a política de remuneração dos acionistas da companhia em entrevista ao SBT. Nesta terça, porém, a notícia é de que o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, será o indicado do governo para o conselho da Petrobras e há a expectativa de que os dividendos extraordinários possam ser distribuídos. No fechamento do mercado, os papéis preferenciais subiram 3,28%.
Por fim, a Vale (VALE3) iniciou o pregão em alta, mas fechou com queda de 0,62%. “O ex-conselheiro José Luciano Duarte Penido afirmou em carta de renúncia que o processo de sucessão do presidente da empresa foi conduzido de forma manipulada”, diz Inácio Alves, analista da Melver.
Maiores altas do Ibovespa
Entre as ações que mais subiram, destaque para a Petz e Natura. “São papéis bem sensíveis a mudanças na taxa de juros por serem ligadas à economia doméstica. Além disso, o balanço das duas empresas apresentaram leve melhora, o que pode ter atraído cobertura de posições short nesses papéis”, diz Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.
- Petz (PETZ3): +3,85%
- Natura (NTCO3): +6,64%
- Prio (PRIO3): +5,79%
Maiores quedas do Ibovespa
Das ações que mais caíram, ficaram as mais defensivas — como é o caso da CPFL, Fleury e Engie. “As quedas podem ser justificadas mais por uma rotação de portfólio por parte dos investidores, saindo de empresas mais conservadoras, para empresas mais arrojadas”, diz Fernandes.
- CPFL Energia (CPFE3): -1,62%
- Pão de Açúcar (PCAR3): -1,43%
- Fleury (FLRY): -1,42%
Dólar hoje
O dólar opera em quedanesta terça-feira. Hoje, a moeda americana cai 0,21%, a R$ 4,968. Na segunda-feira, o dólar fechou em queda de 0,06%, cotado a R$4,978.
Como é calculado o índice Bovespa?
Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real , baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.
Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.
Que horas abre e fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h . A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.