Invest

Ibovespa tem 6º pregão consecutivo de alta com euforia no exterior

Expectativa de inflação e juros mais brandos nos Estados Unidos se unem à reabertura da China e impulsionam índice

Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 10h40.

Última atualização em 11 de janeiro de 2023 às 18h28.

O Ibovespa teve o sexto pregão consecutivo de ganhos nesta quarta-feira, 11, fechando o dia em alta de mais de 1%. O índice acumula alta de mais de 6,8% nesta semana, com ganhos de 2,5% no ano.

O dólar comercial acompanhou a tendência e teve um novo dia de queda contra o real, acumulando baixa de 1,44% no ano.

  • Ibovespa: + 1,53%, 112.517 pontos
  • Dólar comercial: - 0,40%, a R$ 5,181

O viés positivo veio do exterior, de olho nas taxas de juros nos Estados Unidos e na reabertura da China. Nos EUA, os principais índices de ações fecharam em alta pelo quarto pregão consecutivo com investidores esperando uma política monetária menos restritiva por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). 

Investidores aguardam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI), indicador de inflação que pode dar maiores pistas sobre a direção do Fed. O CPI será divulgado amanhã pela manhã, e a expectativa é que o indicador mostre leve desaceleração da inflação.  

A influência positiva da China também vem impulsionando o Ibovespa há alguns dias. No final de semana, o gigante asiático derrubou as últimas restrições para viajantes, e a expectativa desde então é de retomada na demanda, especialmente pelas commodities. Hoje, o petróleo Brent avançou mais de 3%.

Por aqui, o mercado espera novos sinais de Brasília. Na capital, as forças de segurança estão mobilizadas para impedir novos ataques antidemocráticos de bolsonaristas. Os investidores aguardam ainda novas medidas da equipe econômica, que devem ser anunciadas por Haddad nos próximos dias. 

Maiores altas e baixas do Ibovespa

A principal alta do Ibovespa nesta quarta-feira foi da 3R Petroleum (RRRP3), que disparou mais de 13%. A petroleira privada Prio (PRIO3) veio logo atrás, saltando quase 8%. E embora as altas se beneficiem do preço do petróleo, no caso da 3R investidores reagiram, principalmente, à prévia operacional da companhia.

A 3R anunciou ontem uma produção de 25 mil barris de óleo equivalente por dia no mês de dezembro, um valor 326% maior ao registrada no mesmo período de 2021.

  • 3R Petroleum (RRRP3): + 13,64%
  • Prio (PRIO3): + 7,76%

Outro grande destaque de alta do dia foi a  Minerva (BEEF3), que saltou quase 8% depois que um relatório do JPMorgan elevou a recomendação para as ações de neutra para compra. Os analistas do banco reformularam as perspectivas para o setor de proteína em 2023 e elegeram a Minerva como sua principal escolha no setor. O motivo foi justamente a retomada da China, que pode impactar positivamente a empresa.

O relatório rebaixou as ações da  JBS (JBSS3) de compra para neutro e manteve recomendação neutra para BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) – mas com destaques negativos. A BRF, por sinal, ficou com a lanterna do Ibovespa, caindo mais de 6%.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Nômade digital e do interior de SP: quem é a gestora de 27 anos que vai lançar seu 1º ETF na bolsa

6 mitos sobre investir no exterior

Buffett segue vendendo suas principais apostas na bolsa: BofA é a ação da vez

Ibovespa fecha em alta com forte valorização da Vale e CPI nos EUA