Invest

Ibovespa recua 0,5% em dia morno com feriado nos EUA

Mercado segue atento às negociações da reforma tributária na Câmara; texto pode ser alterado em troca de apoio para aprovação

Painel de cotação da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotação da B3 (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 4 de julho de 2023 às 09h56.

Última atualização em 4 de julho de 2023 às 17h47.

O dia foi de leve correção para o Ibovespa, que caiu 0,5% no pregão desta terça-feira, 4. A baixa vem após uma alta de mais de 1% ontem, quando o índice chegou a encostar na marca simbólica dos 120.000 pontos.

Ibovespa hoje

  • IBOV: - 0,50%, aos 119.076 pontos

O desempenho fraco de hoje vem na esteira de um volume de negócios menor. A liquidez na bolsa brasileira foi reduzida por conta do feriado nos Estados Unidos. Por lá, as bolsas de Nova York ficaram fechadas para o feriado do Dia da Independência.

"Os mercados estão mais parados, com menor liquidez devido ao feriado nos EUA", disse Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.

No mercado de futuros americano, que seguiu aberto, os principais índices de ações passaram o dia próximos da estabilidade.

No Brasil, as atenções continuam com as negociações da reforma tributária na Câmara.

À frente das negociações, o presidente da Câmara, Arthur Lira, tem buscado a aprovação do texto ainda nesta semana. Mas por ser um tema sensível a muitos interesses políticos e econômicos, a reforma ainda sofre resistências. Segundo Lira, mudanças poderão ser feitas em troca de apoio para a aprovação do projeto.

Economistas também repercutiram nesta terça os números da produção industrial referente a maio, divulgados nesta manhã pelo IBGE. O crescimento mensal foi de 0,3% e de 1,9% na comparação anual. O consenso era de uma expansão de 1,1%.

Ação da Braskem sobe com sinal verde da Novonor

As ações da Braskem ficaram entre os maiores destaques positivos do dia e subiram 5,3%. Isso porque a Novonor – ex-Odebrechet e uma das controladoras da Braskem –  sinalizou que está disposta a vender sua participação na petroquímica para a Unipar. As ações da Unipar, por sua vez, avançaram 5% hoje.

A Novonor informou que a estrutura da oferta da Unipar atende aos seus interesses e das partes interessadas, e deu sinal verde para que a ofertante dê início ao processo de diligência, que irá culminar na oferta final. A Novonor possui 38,3% do capital total da petroquímica, enquanto a Petrobras detém outros 36,1%. 

As negociações começaram em 10 de junho, quando a Unipar fez uma oferta não vinculante pela fatia da Novonor. Pela proposta, a Unipar ficaria com 34,3% e a Novonor ainda deteria 4% do capital votante. As ações detidas pela Novonor são alvo de acordo de garantia da dívida de pouco mais de R$ 14 bilhões da ex-Odebrecht com cinco bancos credores.  

  • Braskem (BRKM5): + 5,35%

Maiores altas do Ibovespa hoje

Já as ações do Pão de Açúcar (PCAR3dispararam após a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, afirmar que o banqueiro Jaime Gilinski está no Brasil. Na última semana, o colombiano fez uma oferta hostil pelo Éxito, que foi rejeitada pelo GPA. As ações subiram de olho na notícia de que Gilinski veio tentar convencer os executivos do grupo a mudar de ideia e vender a participação.

  • Pão de Açúcar (PCAR3): + 9,94%
  • MRV (MRVE3): + 6,96%
  • Braskem (BRKM5): + 5,35%

Maiores quedas do Ibovespa hoje

  • Rede D’Or (RDOR3): - 3,76%
  • Hapvida (HAPV3): - 2,26%
  • Magazine Luiza (MGLU3): - 2,04%

Que horas fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

 Veja também

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

CSN Mineração define pagamento de dividendos e JCP para 30 de dezembro

Retrospectiva 2024: o ano em que o bitcoin ultrapassou US$ 107 mil

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia