Esporte

Quais seleções ganharam duas Copas do Mundo seguidas?

Marca histórica pode ser igualada neste domingo pela França, campeã há quatro anos e finalista mais uma vez, agora no Catar

Copa do Mundo: França pode se tornar apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta (Youssef Loulidi/Getty Images)

Copa do Mundo: França pode se tornar apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta (Youssef Loulidi/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 06h30.

Última atualização em 18 de dezembro de 2022 às 11h51.

A França enfrenta a Argentina neste domingo, 18, às 12h, na final da Copa do Mundo Fifa 2022. A partida acontece no estádio Lusail, no Catar.

ACOMPANHE AO VIVO A FINAL DA COPA DO MUNDO 2022

Os franceses estão a uma partida de uma marca histórica que foi atingida pela última vez em Copas do Mundo seis décadas atrás.

Caso derrote a Argentina, no domingo, a França se tornará apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta e emendar dois títulos consecutivos. Os blues foram campeões do Mundial da Rússia e buscam o tricampeonato. 

Apenas a Itália, campeã em 1934 e 1938, sob comando do técnico Vittorio Pozzo, e o Brasil, com títulos em 1958 e 1962, no começo da era Pelé, conseguiram o feito de duas Copas seguidas. A França será a primeira seleção a conseguir na "era moderna" do Mundial da Fifa com 32 seleções. 

Brasil foi a última seleção a ganhar duas Copas seguidas

Os títulos do Brasil tiveram assinatura de um craque que estava despontando para o futebol. O rei Pelé, com apenas 17 anos, levantou o troféu na Copa da Suécia e repetiu o feito na edição do Chile.

14 jogadores também participaram de ambas as campanhas. Gilmar, Djalma, Mauro, Zito, Zózimo, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Pepe, Bellini, Vavá, Zagallo e Castilho também estiveram em campo (ou no banco de reservas) tanto em 1958 quanto em 1962.

O Brasil teve dois técnicos diferentes nos títulos. A seleção foi dirigido por Vicente Feola em 1958 e por Aymoré Moreira em 1962. 

Nas duas campanhas, o Brasil atingiu o feito de ser campeão sem sofrer nenhuma derrota. Na Copa de 1958, o Brasil ganhou cinco e empatou nos seis jogos que disputados. A campanha foi parecida no Mundial do Chile, com cinco jogos e um empate.  

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFrançaFutebol

Mais de Esporte

Veja o ranking de patrocínios milionários do futebol no Brasil

1,7 bilhão de euros: o que representa o novo contrato entre Barcelona e Nike?

Real Madrid segue imbatível entre os clubes que mais ganharam seguidores nas redes sociais

Cidade do México intensifica investimentos em mobilidade e segurança para a Copa do Mundo de 2026