Esporte

Como funciona o impedimento semiautomático na Copa do Mundo 2022

O recurso já foi testado no Mundial de Clubes deste anos, passou por aprimoramentos e está sendo utilizado no Mundial do Catar

Copa e VAR: A nova tecnologia visa oferecer tomadas de decisões mais rápidas e precisas em relação ao atual modelo do VAR (Leandro Fonseca/Exame)

Copa e VAR: A nova tecnologia visa oferecer tomadas de decisões mais rápidas e precisas em relação ao atual modelo do VAR (Leandro Fonseca/Exame)

AM

André Martins

Publicado em 20 de novembro de 2022 às 14h58.

A Fifa utilizará um novo sistema para auxiliar as equipes de arbitragem na Copa do Mundo 2022. Trata-se do sistema de impedimento semiautomático. O recurso já foi testado no Mundial de Clubes deste anos, passou por aprimoramentos e está sendo utilizado no Mundial do Catar. 

Quando anunciou a nova ferramenta, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, disse que o novo sistema é uma evolução do VAR. "Essa tecnologia culmina três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores", explicou o mandatário. A nova tecnologia visa oferecer tomadas de decisões mais rápidas e precisas em relação ao atual modelo do VAR.

Como funciona o impedimento semiautomático na Copa do Mundo

A nova ferramenta utilizará 12 câmeras montadas no teto dos estádios com o objetivo de rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, incluindo "todos os membros e extremidades que são relevantes" para a marcação do impedimento.

Todas as bolas utilizadas na competição terão um sensor interno para que os árbitros de vídeo possam identificar com precisão o momento do contato de um jogador com a bola.

Além das câmeras e do sensor na Al-Rhila, bola oficial da Copa, os árbitros do VAR receberão um alerta automático com a indicação do impedimento. A alerta deve ser validado após uma verificação manual. 

LEIA TAMBÉm

Acompanhe tudo sobre:FutebolCatarCopa do Mundo

Mais de Esporte

Jovem ateia fogo em estádio de time após rebaixamento

Alemanha terá mulher pela 1ª vez mulher na presidência de um clube de elite

CazéTV fecha contrato e vai transmitir as Olimpíadas de 2028

Flamengo é o clube mais valioso do Brasil em 2025; veja ranking