Esporte
Acompanhe:

Copa do Mundo 2022: relembre as últimas campanhas da Seleção Brasileira

Após a conquista do Penta, o Brasil não conseguiu voltar a uma final de Copa do Mundo

Seleção Brasileira: Maior campeã com cinco títulos, a última conquista do Brasil foi em 2002 (Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

Seleção Brasileira: Maior campeã com cinco títulos, a última conquista do Brasil foi em 2002 (Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

A
Antonio Souza

Publicado em 1 de novembro de 2022, 19h32.

No próximo dia 24 de novembro, a seleção brasileira estreia contra a Servia iniciando seu caminho para o sexto título de Copa do Mundo. Maior campeã da competição com cinco títulos, a última conquista da Seleção Brasileira foi em 2002, que foi realizada no Japão e Coreia do Sul. Na ocasião, a equipe venceu a Alemanha na final com dois gols de Ronaldo Fenômeno.

Após a conquista do Penta, o Brasil não conseguiu voltar a uma final de Copa do Mundo. Apesar da derrota vexatória para a Alemanha por 7 a 1 em 2014, essa foi a copa em que a seleção teve seu melhor desempenho, ficando em quarto lugar.

Copa do Mundo 2022: veja as datas e horários dos jogos do Brasil na primeira fase

Copa do Mundo 2006 - Alemanha

Carlos Alberto Parreira na Copa do Mundo de 2006, como técnico da seleção brasileira

Carlos Alberto Parreira na Copa do Mundo de 2006, como técnico da seleção brasileira (Phil Cole/Getty Images/Getty Images)

Embalado pelo título de 2002, o Brasil chegou como amplo favorito para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. O ataque apelidado de "Quadrado Mágico", integrava Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano e tinha realizado uma ótima campanha nas Eliminatórias para o Mundial.

A seleção terminou a fase de grupos com 9 pontos conquistados. Nas oitavas, o time comandado pelo técnico Parreira enfrentou a seleção de Gana. O Brasil venceu por 3 a 0. O jogo ficou marcado como o  que Ronaldo assumiu a artilharia em Copas do Mundo. Nas quartas de final, a seleção foi eliminada pela França e encerrou sua participação.

Copa do Mundo 2010 - África do Sul

Kaká, Elano e MIchel Bastos na Copa do Mundo de 2010

Kaká, Elano e MIchel Bastos na Copa do Mundo de 2010 (Brasil/Reprodução)

Com objetivo de se reerguer do considerado "fiasco" da Copa anterior, o Brasil chegou para a África do Sul com uma mentalidade diferente. Comandada pelo técnico Dunga, a seleção venceu a Copa América e Copa das Confederações antes de ir para África.

O time de Dunga, liderado por Kaká, Luís Fabiano e Robinho, se classificou em primeiro do grupo com 7 pontos, após empate na última rodada com Portugal de Cristiano Ronaldo. Na fase mata-mata, despachou o Chile nas oitavas e foi eliminada pela Holanda nas quartas de final.

Copa do Mundo 2014 - Brasil

Neymar se emociona ao ouvir o hino nacional do Brasil na partida entre México e Brasil na Copa do Mundo 2014

Neymar se emociona ao ouvir o hino nacional do Brasil na partida entre México e Brasil na Copa do Mundo 2014 (Buda Mendes/Getty Images/Getty Images)

Assim como em 2006, o Brasil chegou como principal favorito para a Copa de 2014. A expectativa para o título era muito alta, pois a seleção jogaria em casa após 64 anos.

Liderada por Neymar, a seleção se classificou em primeiro com sete pontos na fase de grupos. Nas oitavas, venceu o Chile na disputa de pênaltis e nas quartas venceu a Colômbia por 2 a 1. Esse jogo, ficou marcado pela contusão que o tirou Neymar da Copa do Mundo.

Na fase seguinte, a seleção foi eliminada pela Alemanha na semifinal, no jogo que ficou marcado com o maior vexame da história das Copas do Mundo. A seleção perdeu por 7 a 1 e ficou em quarto lugar.

Copa do Mundo 2018 - Rússia

Seleção brasileira durante partida contra a Suíça na Copa do Mundo 2018

Seleção brasileira durante partida contra a Suíça na Copa do Mundo 2018 (Damir Sagolj/Reuters)

Após ótima campanha nas Eliminatórias, o Brasil chega para 2018 como um dos grandes favoritos. Comandada pelo técnico Tite, a equipe tinha um ataque com Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho, que eram os grandes craques daquela seleção.

O Brasil se classificou em primeiro com sete pontos, após empatar o primeiro jogo diante da Suíça. Nas oitavas, eliminou o México por 2 a 0 e nas quartas foi eliminada para seleção da Bélgica, uma das sensações da Copa daquele ano.

LEIA TAMBÉM: