ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Mulher no volante, segurança constante: é o que indica a Estapar

Rede de estacionamentos criou programa de contração afirmativa para mulheres, garantindo um ambiente mais inclusivo e menor sinistralidade no trabalho

Desde 2022, a empresa conta com garagens compostas por equipes inteiramente femininas (Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)

Desde 2022, a empresa conta com garagens compostas por equipes inteiramente femininas (Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 16h01.

Última atualização em 7 de novembro de 2024 às 16h10.

Tudo sobreEstapar
Saiba mais

A rede de estacionamentos Estapar tem avançado nas ações pela contratação de mulheres nas suas garagens, área ainda majoritariamente masculina. Além de ter uma melhoria no cenário de diversidade da empresa, a iniciativa também mostrou uma redução nos acidentes com veículos.

Desde 2022, a empresa conta com garagens compostas por equipes inteiramente femininas, que ocupam desde as funções operacionais, como manobristas, até as posições de liderança. São, ao todo, 30 estacionamentos e duas filiais do rotativo Zona Azul formados exclusivamente por profissionais mulheres.

De acordo com Monara Souza, líder de gente e gestão da Estapar, a criação do programa afirmativo para a contratação de mulheres busca criar um espaço acolhedor e que permita o desenvolvimento profissional delas.

“Essa é uma das missões da nossa equipe de atração de talentos. A iniciativa nasceu a partir da necessidade de transformar as garagens em ambientes de trabalho mais inclusivos e respeitosos”, explica.

Redução de acidentes

Além do impacto social positivo, a iniciativa apresentou uma redução significativa nos casos de sinistralidade, ou seja, acidentes envolvendo danos aos veículos que utilizam o estacionamento.

De acordo com Souza, o perfil masculino muito presente no setor de estacionamentos é uma das dificuldades para a captação e retenção de profissionais mulheres. A empresa espera aprimorar a recepção nos locais e reduzir a rotatividade das funcionárias.

“Além de melhorar a questão do turnover, também proporcionamos oportunidades às mulheres em um ambiente com uma gestão humanizada e inclusiva”, explica.

Desde a etapa de seleção, pelos testes de aptidão supervisionados por mulheres, até a formulação de uniformes específicos para o corpo feminino, a empresa buscou adaptar os locais para a melhor adaptação das profissionais.

Ao todo, a equipe dos estacionamentos Estapar já conta com mais de 1.600 mulheres atuando em 16 Estados. Na área administrativa, a companhia tem 42% de lideranças femininas. No restante das posições, elas representam 25% dos postos de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:LiderançaMulheresEstaparEstacionamentosempreendedorismo-femininoMulheres executivasDiversidadevagas-de-emprego

Mais de ESG

O ‘novo normal’ dos eventos extremos e a resiliência no fornecimento de energia elétrica

Banco da Amazônia encerra COP30 com nova arquitetura financeira verde

Para avançar no ESG, empresas apostam na formação de jovens aprendizes

Da frota elétrica ao mercado global: como Manaus quer monetizar sua descarbonização