Missão Crew-3: após atrasos, SpaceX envia astronautas para 6 meses na ISS
Em mais uma parceria com a Nasa, a empresa de Elon Musk irá enviar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira, 10; saiba como assistir
Laura Pancini
Publicado em 10 de novembro de 2021 às 06h00.
Última atualização em 10 de novembro de 2021 às 12h18.
Após adiar três vezes o lançamento, a SpaceX se prepara para enviar a missão Crew-3 para a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira, 10. O lançamento está planejado para 23h03 no horário de Brasília.
A Crew-3 é a terceira missão operacional da SpaceX realizada pelo Programa de Tripulações Comerciais da Nasa, parceria financiada pelo governo dos Estados Unidos.Através dela, empresas privadas se juntam com a agência espacial para desenvolver tecnologias, transportes espaciais e enviar astronautas para o espaço.
A empresa de Elon Musk vem desenvolvendo uma parceria forte com a Nasa. Ela recentemente fechou contrato para construir a espaçonave que irá levar "uma pessoa de cor e uma mulher" à Lua na missão Artemis, que tem o Brasil como parceiro.
O contrato de 2,9 bilhões de dólares era também disputado pela Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos. O CEO não gostou de perder e chegou a processar a agência espacial pela preferência à SpaceX.
A missão Crew-3 já teve três datas de lançamento -- 31 de outubro, 3 e 7 de novembro --, mas foi sendo remarcada por conta de clima desfavorável e, em um dos casos, pela condição de saúde de um dos astronautas. Desta vez, as condições são otimistas para o voo se concretizar. De acordo com a própria SpaceX, as chances do clima estar favorável são de 80%.
Ao todo, os astronautas Thomas Marshburn, Raja Chari, Kayla Barron e Matthias Maurer passarão seis meses em órbita. Eles estarão a bordo de uma cápsula Crew Dragon e do foguete Falcon 9, mesmos modelos utilizados na Inspiration4, missão da SpaceX que levou os primeiros "não astronautas" para uma viagem de três dias ao espaço
A Crew-2, última missão da SpaceX com a Nasa, inclusive retornou à Terra ontem, na terça-feira, 9. Eles iriam dividir a ISS por alguns dias com a Crew-3, mas o atraso no lançamento acabou mudando o cronograma.
Os atronautas Thomas Pesquet, Shane Kimbrough, Megan McArthur e Aki Hoshide ficaram quase 200 dias em órbita (pouco mais de 6 meses) realizando experimentos científicos.
Em um detalhe nada glamouroso sobre a viagem espacial, os astronautas tiveram que voltar para a Terra em fraldas por conta de problemas no banheiro da Crew Dragon -- o dispositivo aparentemente deixa a urina escapar, problema que também afetou a Inspiration4. "O voo espacial está cheio de pequenos desafios. Este é apenas mais um que encontramos", disse Megan McArthur, uma das astronautas a bordo.
Como assistir ao lançamento da missão Crew-3?
O lançamento da missão Crew-3 da SpaceX pode ser acompanhada através do site da Nasa ou pelo canal da SpaceX no YouTube.