Casual

Dia dos Pais: presentes para quem gosta de café

A data, comemorada em 11 de agosto, é a oportunidade ideal para proporcionar uma experiência tão especial quanto o aroma de um bom cafezinho

Dia dos Pais: oportunidade ideal para proporcionar uma experiência tão especial quanto o aroma de um bom cafezinho. (Imagem gerada por inteligência artificial/Adobe Firefly/Exame)

Dia dos Pais: oportunidade ideal para proporcionar uma experiência tão especial quanto o aroma de um bom cafezinho. (Imagem gerada por inteligência artificial/Adobe Firefly/Exame)

Carolina Gehlen
Carolina Gehlen

Head of Design

Publicado em 8 de agosto de 2024 às 08h45.

O café se tornou uma presença constante nas manhãs brasileiras. Com o Dia dos Pais se aproximando, no próximo domingo, 11 de agosto, é a oportunidade ideal para proporcionar uma experiência tão especial quanto o aroma de um bom cafezinho.

O consumo per capita de café, que era de 2 quilogramas em 1989, agora ultrapassa os 6 quilogramas por pessoa, conforme observa Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Desde a criação do selo de pureza naquele ano, com o primeiro programa de certificação do café brasileiro, a Abic tem desempenhado um papel importante ao ajudar a transformar o mercado no país.

O crescimento no consumo e na qualidade dos grãos firma a bebida como uma excelente escolha para presentear quem aprecia café. Para marcar a data, confira cinco opções de presentes que vão intensificar esse momento:

Confraria de café

A primeira confraria de Cafés Especiais do Brasil foi criada pela Orfeu Cafés Especiais. No mercado desde 2005, a empresa cultiva grãos de qualidade selecionada com o objetivo de manter no Brasil os melhores cafés produzidos em suas fazendas, localizadas nas montanhas do sul de Minas Gerais.

Esta comunidade visa aprimorar a experiência dos apreciadores de café e oferece aos membros uma jornada de aprendizado, brindes exclusivos e cafés selecionados. Mensalmente, a Orfeu e sua equipe de Q-Graders escolhem um café especial para enviar aos assinantes, que também receberão itens exclusivos para sua coleção Confraria Orfeu. Após um ano de assinatura, os membros terão a oportunidade de visitar a fazenda da Orfeu, onde o café é cultivado e preparado.

A primeira confraria de Cafés Especiais do Brasil foi criada pela Orfeu Cafés Especiais (Divulgação/Divulgação)

Os membros da confraria têm acesso a aulas, sessões de cupping e um canal exclusivo para comunicação entre os participantes. A assinatura anual custa R$ 90 por mês, com frete grátis para São Paulo e Rio de Janeiro, e inclui a entrega de microlotes de café em duas versões: torrado e moído (250 gramas) ou torrado em grãos (250 gramas). Disponível no link.

Café do uísque

O Barrel Aged é um café premium, maturado em barris de carvalho que antes abrigaram Bourbon do Tennessee, conferindo ao grão um sabor intenso e adocicado característico do uísque. Durante 45 dias, o café é armazenado em barris de carvalho americano, que infundem nos grãos notas de baunilha e coco queimado. Este processo ocorre sem o uso de saborizantes ou aditivos, com o mestre da maturação girando os barris diariamente para garantir que o aroma do bourbon se impregne no café.

Barrel Aged: maturado em barris de carvalho que antes abrigaram Bourbon do Tennessee (Divulgação/Divulgação)

Embora o café passe por esse processo de envelhecimento, ele não contém álcool. Este método transforma o café da Alta Mogiana em uma experiência sensorial única, comparável ao Bourbon Tennessee, e faz do Barrel Aged um dos campeões de vendas entre os cafés envelhecidos. O Café Bourbon Barrel Aged 250 gramas pode ser adquirido em grãos ou moído para o método desejado. Disponível no link.

Tênis feito com borra de café

A Nespresso, empresa pioneira em cafés porcionados de qualidade sustentável, uniu-se à marca francesa de moda upcycling Zèta, que desde 2020 tem como objetivo dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado. Essa parceria trouxe com exclusividade para o Brasil o tênis Re:Ground, feito com borra de café e material reciclado.

Disponível na cor Latte, cada par é feito com 80% de itens reciclados e sustentáveis (Divulgação/Divulgação)

Resultado de um ano de pesquisa da Zèta, o tênis é inovador, vegano e pet friendly. Confeccionado em uma oficina familiar em Portugal, cada par é feito com 80% de itens reciclados e sustentáveis, como: material vegetal de cereais sem pesticidas na parte superior; cadarços de plástico reciclado; palmilha removível de borra de café e cortiça reciclada, sola de borra de café e borracha reciclada e cola produzida com látex recuperado. Sua embalagem é de saco de juta e o flyer com todas as informações do produto é de papel reciclado e resíduos orgânicos de café. Disponível no link.

Aroma de Café Espresso

Inspirado na evolução do processo do grão do café, o Eau de Parfum Café Espresso da L’Occitane au Brésil proporciona uma experiência olfativa tão saborosa quanto uma xícara da bebida. Combinando notas de café, que vão do grão torrado ao cappuccino, com uma harmonia de notas cremosas, vetiver e patchouli.

O kit acompanha um Eau de Parfum Café Espresso, loção desodorante corporal, gel de banho e 1 xícara Nespresso. (Divulgação/Divulgação)

Com adição de Cumarina para um toque adocicado, o perfume também apresenta notas de bergamota, sálvia, limão siciliano, artemísia, cardamomo, âmbar e cappuccino. Disponível no link.

Filtro com estilo

Com um design sofisticado e atraente, inspirado nas formas da tradicional arte japonesa de dobradura de papel, o coador para café da marca Origami apresenta um visual esteticamente agradável e funcional, contribuindo para uma extração eficiente do café.

Origami: A marca, que é referência entre profissionais do café, nasceu da voz dos baristas. (Divulgação/Divulgação)

Fundada em 1964, na cidade de Mino, Gifu, maior centro de produção de cerâmica do Japão, a empresa Origami fabrica há cerca de meio século louças ocidentais e japonesas para restaurantes e hotéis.

A principal característica dos coadores da marca são os relevos verticais esculpidos a intervalos regulares. Vinte relevos de profundidade criam um caminho para o ar entre o coador e o filtro de papel. Isso estabiliza a velocidade do fluxo de água quente para baixo e auxilia na extração ideal para os baristas. Disponível no link.

Acompanhe tudo sobre:CaféPresentes criativos

Mais de Casual

Entenda sobre a evolução no consumo do café no Brasil

Os 29 melhores vinhos Malbec da Argentina, segundo um dos maiores guias internacionais

BYD Yuan Pro: o novo SUV chinês que promete agitar o mercado de carros no Brasil

17 restaurantes pet friendly em São Paulo

Mais na Exame